roteirobaby-ccbb

ccbb

A gente AMA o CCBB Brasília! Sem dúvida, um dos melhores lugares pra ir com criança em Brasília – mesmo que lá nunca tivesse nada, nenhuma exposição ou programa educativo, já seria legal demais para ir. O espaço verde super amplo é ótimo para fazer um piquenique, correr com as crianças, brincar, gastar energia. Mas para melhorar, lá é um centro cultural que vive sempre lotado de boas programações! Em 2014, o CCBB começou o ano com um Programa Educativo reformulado que vai estimular o público de maneiras criativas a interagir, conhecer e se aprofundar no conteúdo dos eventos da programação em cartaz. O início das atividades do novo programa foi no dia 18 de fevereiro, com a abertura da exposição Obsessão Infinita, de Yayoi Kusama, uma das maiores artistas contemporâneas do Japão, conhecida pela sua obsessão por pontos e bolas, as polka-dots. Seu trabalho é composto por pinturas, esculturas, performances e instalações.

O Programa Educativo disponibilizará um leque diverso de atividades que dialogarão com conceitos apresentados nas exposições em cartaz. O novo formato do Programa pretende oferecer ao público (crianças inclusive!) visitas mediadas à galeria por educadores preparados. “Os educadores farão a ponte entre as vivências do público e o conteúdo exposto. Será um espaço para os dois interlocutores trocarem ideias”, ressalta a coordenadora geral do projeto, Daniela Chindler.

Interagindo com o conceito de obliteração (fazer desaparecer), o Programa Educativo preparou um Laboratório de Ações Criativas, no qual os participantes se camuflam em estampas e projeções bem divertidas, obliterando-se como a artista Yayoi Kusama.

Para as crianças de três a seis anos o Programa Educativo oferece o “Pequenas Mãos”, atividade que percorre a exposição e as crianças são convidadas a descobrir o universo da artista a partir de vídeos apresentados em tablets, silhuetas de camaleões que mudam de cor e dinâmicas na galeria.

roteirobaby-ccbb-1

Uma outra novidade será a contação de histórias com música e oficinas e aos finais de semana, uma programação voltada para as famílias. Chamada de “Cantos e Contos”, a atividade apresenta contos populares e textos autorais acompanhados de música, bonecos e adereços, bem como por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Será que é possível apresentar conceitos de arte contemporânea através de contos populares? É justamente essa a tarefa da equipe de contadores de histórias do CCBB Educativo. Os contos de fadas e os contos orais brasileiros apresentados nesse repertório trazem assuntos presentes na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, como os conceitos de Obliteração e Rede.

roteirobaby-Sopa de Ossos Foto-Caina Castanha

As atividades descritas acima funcionam apenas aos finais de semana, mas durante a semana os visitantes poderão interagir com a Caixa Sonora e a Obliteração, que estão instaladas na área externa do CCBB. A Caixa Sonora trabalha com o conceito de infinito a partir da propagação do som e a Obliteração é compreendida por meio da experiência de se camuflar com tecidos.

A cada exposição que entrar em cartaz no CCBB, o Programa Educativo desenvolverá atividades que promovam a interação do público com as obras e os conceitos abordados pelos artistas em suas mostras.

SERVIÇO

Todas as atividades são gratuitas, precisando chegar apenas 30 minutos antes para pegar senhas. Entrada franca.

Funcionamento do CCBB: 
De quarta a segunda de 9h às 21h (mas as atividades do Programa Educativo descritas acima só acontecem aos finais de semana).

Acesso
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. Para informações de horário e lugar de partida, entre no site do CCBB-Brasília.

Endereço
Setor de Clubes Esportivo Sul (SCES)
Trecho 2, Brasília – DF.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!