pascoa-2013

roteiro-baby-páscoa

Daqui a três semanas é o feriado de Páscoa e mais uma vez estamos, eu e Iza, na cruzada contra o excesso de chocolates para nossas meninas, já que proibir geral, pelo menos no meu caso, está cada vez mais difícil: as pessoas oferecem chocolate para a Júlia e #euconfesso que eu mesma libero um biscoitinho de chocolate de vez em quando.

Para os pais de bebês menores de 1 ano, também compartilho o conselho da Revista Crescer sobre a primeira Páscoa do bebê

Eu gostaria de fazer da Páscoa um feriado empolgante como o Natal para a minha filha, mostrando o sentido da celebração para ela. Mas até por conta da idade dela ainda vou deixar as questões de morte, sacrifício e ressurreição de lado, me concentrando mais nos outros símbolos da Páscoa, como o coelho e o ovo – sem chocolate (mas se alguém tiver uma sugestão lúdica de como abordar a questão histórica e religiosa nessa idade, tô aceitando)!

Para quem tem filhos maiores (e é católico ou cristão), e que queira ensinar a eles o significado religioso da Páscoa, vi em blogs maternos estrangeiros a brincadeira dos “ovos da ressurreição“. 

Lá fora ele é tipo um “brinquedo”, vendido pronto: são ovinhos de plástico com mensagens religiosas dentro. Mas é uma ideia que a gente pode confeccionar por aqui.

yhst-99507686323475_2096_1919693 (1)

Quem se empolgar pode usar a ideia para criar um calendário de contagem regressiva até a Páscoa.

Para tanto, basta guardar uma caixa de 6 ovos e fazer bilhetinhos com a cronologia da Semana Santa, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição, contando a história da Páscoa para a criança através desses bilhetinhos. AQUI tem um bom link para ajudar na confecção desses bilhetes.

Coloque os bilhetinhos dentro de ovinhos vazios, tipo KinderOvo – aqui em Brasília recebemos a dica no fórum Mães de Brasília de que esses ovinhos são vendidos na Super Adega. Talvez quando chegar mais perto da Páscoa, eles estejam sendo vendidos também em lojas de artigos para festas, tipo Festiva, ou então em casas de artesanato, ou no Rei das Embalagens.

Você pode também usar cascas de ovos de verdade: quando for consumir os ovos, para abrir dê só uma batidinha com uma faca sem ponta, e vá tirando uns pedacinhos de casca até conseguir retirar toda a clara e a gema. Lave bem as cascas em água corrente, encha com água e umas gotinhas daquela solução de higienizar legumes, e deixe agir uns 10 minutinhos para esterilizar. Esvazie as cascas e deixe viradas para baixo em cima do escorredor de louça até estarem bem secas. Coloque os bilhetes dentro dos ovos, e vá abrindo um por dia, até a Páscoa.

Por fim, decore a caixa dos ovos:

Resurrection-Eggs-Craft

ou deixe a criança mesmo decorá-la:

resurrection eggs1

Outras dicas de Páscoa:

Nos anos anteriores, a Iza já deu ótimas dicas de Páscoa, voltadas para a decoração da casa AQUI, AQUIAQUI e AQUI, dicas de presentes que não incluíssem ovos de chocolate para as crianças AQUI, além de uma dica super legal para pintar casquinhas de ovos comuns AQUI.

Para mais dicas, digitem PÁSCOA, ali na busca logo embaixo da nossa foto.

No nosso Instagram e fanpage do Roteiro Baby, compartilhamos esta foto de um bolo em forma de coelho – que pode ser feito a partir de qualquer receita de bolo, e até sem chocolate se seus “coelhinhos” ainda não comem o doce.

259afa187b7811e28ef622000a1fa434_7

Já entramos no clima de Páscoa e nas próximas semanas vamos trazer mais dicas de Páscoa aqui no blog e em nossas redes sociais!

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!