Iphone_janeiro_2013 235

Contagem regressiva para o Natal 2013

Imagem do Instagram @roteirobaby, de dezembro de 2012.

Ano passado nós demos uma dica de calendário para esperar o Natal com as crianças que fez MUUUITO sucesso na rede (e o arquivo ainda está disponível para download grátis, caso queiram): era um Papai Noel sem barba, com uma frase traduzida que dizia que quando a barba do Papai Noel estivesse cheia, ele apareceria. Na barba, um calendário com os dias 1 a 25 de dezembro, e a criança tinha que ir colando um tufinho de algodão por dia, até chegar o dia 25 e encher a barba do Papai Noel. Fiz com a Júlia e foi muito legal, ela entrou na onda e todo dia já acordava puxando minha mão para o calendário, que eu colei no cantinho de brincar dela.

Esta atividade se chama “Calendário do Advento” – onde o advento é o início do novo ano litúrgico, marcado pelo primeiro domingo que cair quatro semanas antes do Natal (este ano, o advento começa dia 1/12, próximo domingo). É um tempo muito importante para os cristãos, de recolhimento e preparação para a chegada de Jesus Cristo.

Eu fui criada como católica, mas não pratico mais. No entanto, nunca deixei de ser cristã: acredito em tudo o que cresci ouvindo, no Cristo, em todos os preceitos. Só não vou mais à igreja. Por isso, me identifiquei muito com este post da Gabi Sallit quando ela diz que “desde sempre, entra na pilha compras-presentes-comida-e-festa, sem pensar, efetivamente, sobre o que estamos comemorando“. Ano passado eu estava assim, só pensando em farra: seria o primeiro Natal da minha filha não mais como bebêzoquinha (no primeiro Natal de sua vida Júlia tinha apenas 7 meses), mas ainda sem entendimento das comemorações (ano passado, com 1 ano e 7 meses, eu até tentei contar historinhas sobre o nascimento de Jesus, mas sem ela prestar muita atenção). Também me peguei muito nesta frase do post: “Independentemente de ser cristã ou não, não há dúvidas que o nascimento de Jesus Cristo é algo a ser celebrado, nem que seja pelo grande revolucionário que ele foi.” Eu quero que Júlia conheça a história de Jesus Cristo, “o homem mais bondoso que já existiu”, como já tenho dito a ela há algumas semanas. Comecei a ensinar a história do nascimento de Cristo a ela de forma bem superficial, dentro de seu entendimento. Comprei livros e um DVD de animação (que é longo e prolixo, mas que ela gostou bastante).

Então, este ano, teremos uma preparação para o Natal um pouco mais centrada no sentido de toda a comemoração – e mais uma vez faço minhas as palavras de Gabi Sallit: “ensinando às crianças e relembrando os adultos o que Jesus ensinou.

SÓ QUE… Minha pequena linda está com muuuito medo do Papai Noel. Então, sem jeito de reutilizar o calendário do ano passado… Para não forçá-la, mas ainda assim ter uma atividade de contagem regressiva para o dia 25, encomendei com a Alê da Mimos de Mãe (que fez o calendário do ano passado) um calendário em forma de árvore de Natal:

roteiro-baby-calendário-advento-2013

Já que a árvore a Júlia ama! Mostra a nossa árvore para todo mundo que vai lá em casa, fala dela para avós, avôs, e tias da escola, está empolgada. Então, para contarmos os dias até o dia do nascimento do Menino “Jisuis” (como ela fala), vamos colar bolinhas de Natal na árvore, uma por dia.

O calendário do advento tradicional pressupõe que atividades natalinas sejam propostas a cada dia, e eu estou bolando as minhas inspirada por este site, que eu adoro!

Uma outra coisa que vou fazer é deixar o presépio montado sem o Menino Jesus. Ela vai esperar por Ele este ano (e não pelo Papai Noel). Ele só vai aparecer no presépio no dia 25, dia de seu nascimento. Quero que Júlia acorde no dia 25 com a expectativa de ver se Jesus está no presépio ou não, muito mais do que acordar com a expectativa de ter um presente no sapatinho…

Acho que vai ser bem legal, e confesso: estou com o coração cheio de alegria por estar tendo a chance de contar a história do maior Mestre de todos os tempos para a minha filha.

DICAS:

Quem quiser imprimir o calendário em forma de árvore de Natal e as bolinhas para colar, pode baixar grátis a árvore por AQUI e as bolas de Natal para ir colando na árvore por AQUI. Uma dica é imprimir as bolas de Natal em papel adesivo.

O livro que estou usando para ensinar a Júlia sobre o nascimento de Cristo é A História do Natal (Editora Publifolha). 

O DVD (que comprei no Supermercado Extra) é Jesus, um Reino sem Fronteiras, Volume I.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!