roteiro-baby-rotapapainoel

Lembram do site Norad Tracks Santa, que percorre a rota do Papai Noel, e do qual falamos ano passado? Então, eles também já estão se mexendo para o Natal de 2013, e pretendem lançar o site e o aplicativo dia 1° de dezembro. Ano passado, o site recebeu mais de 22 milhões de acessos durante o mês de dezembro, de pessoas que queriam saber por onde andava o Papai Noel! Este ano, para aumentar a participação das crianças do mundo todo, o site está oferecendo a oportunidade delas enviarem vídeos de suas cidades para fazerem parte do programa oficial da rota do Papai Noel!

O prazo para envio é 23 de outubro, e de acordo com as regras do projeto (traduzidas abaixo), esse deve ser um projeto escolar, capitaneado por um/a professor/a (alô, leitoras e leitores que são professores! Olhem que legal para fazerem com seus alunos!)

Segue link para os vídeos que constaram no programa em 2012: http://www.youtube.com/playlist?list=PLK2HfCwR4TDDEAucyjlwtUc3gEa3B33Mv

Foram 6 vídeos selecionados, dos EUA, Índia, Fiji, Alemanha e Cuba. Vamos tentar emplacar um vídeo brasileiro no programa este ano?

As regras para participação são:

– Envolver alunos do mundo inteiro na preparação de vídeos com duração de 45 a 60 segundos mostrando sua cidade-natal: monumentos históricos ou locais interessantes e turísticos. A ideia é engajar os alunos em todas as etapas de produção de um vídeo: roteiro, escolha das locações, falas, tempo, introdução e tema. É interessante que os alunos falem rapidamente porque escolheram o local do vídeo, contando como é morar em sua cidade, mostrando aspectos culturais que talvez sejam únicos do local onde moram. Lembrando sempre que o vídeo, se escolhido,  será visto mundialmente, então é importante apresentar aspectos regionais típicos da cidade escolhida e legendá-lo em inglês (veja como legendar vídeos no YouTube nos comentários deste post).

– Os professores deverão assistir ao vídeo final para quaisquer ajustes antes do envio, e deverão verificar com os pais dos alunos envolvidos a questão da permissão do uso de imagem pela Norad.

– Esses vídeos serão divulgados no site http://www.noradsanta.org/ , por isso, precisam ser hospedados no YouTube. Como fazer:

1. Crie ou faça o login em sua conta no YouTube (www.youtube.com).

2. Suba o vídeo marcando-o como “Não Listado”. Depois de ter subido o vídeo, o YouTube criará um link para ele. Copie esse link e siga os passos abaixo:

3. Mande o link por e-mail para stacey.fenton@northcom.mil até 23 de outubro com o assunto “NTS Student Video Submission” (assim em inglês mesmo). O e-mail deverá conter as seguintes informações:

a. Avisar à equipe Norad que o vídeo está no YouTube e colar o link.

b. Nome do professor (ou pai de aluno) que coordenou o projeto, país, cidade, nome da escola, endereço de e-mail e telefone de contato.

c. Nome dos alunos envolvidos no projeto.

Após receber o link do vídeo, um representante da Norad vai assisti-lo e avaliar se ele cumpre os requisitos. Caso aprovado,  o professor (ou pai de aluno) receberá um aviso por e-mail.

5. Visite o site www.noradsanta.org a partir de 1° de dezembro para ver seu vídeo e outros de outros locais do mundo!

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!