Chegou aquela época do ano que todo asmático/alérgico (oi!) teme: inverno + seca. E quem é alérgico está cansado de saber (e de morrer de pena): uma das medidas de controle ambiental que precisamos adotar é evitar os ursos de pelúcia – que as crianças (e muitas mães – oi de novo!) adoram!

Por isso, hoje compartilho uma dica que li e guardei ano passado, logo antes da minha filha nascer, via blog Desbagunçando – porque mesmo eu tendo proibido, quer dizer, pedido encarecidamente (hehe) à minha família e amigos que evitassem dar bichos de pelúcia para a Júlia, eu sempre soube que não conseguiria evitar que ela ganhasse alguns.

Esta dica foi dada ao blog Desbagunçando por uma bióloga, Jú Lins.

1º passo – material

– o bicho de pelúcia;

– recipiente com água;

– sabão em pó ou detergente neutro (o blog indica usar preferencialmente sabão em pó);

– esponja.

Coloque água no recipiente (até a metade), acrescente sabão o suficiente para fazer espuma. Bata essa mistura de água com o sabão como se tivesse fazendo um omelete, até fazer bastante espuma. -Mas por quê? -Porque você vai utilizar a espuma e não a água para limpar o seu bichinho. Agora com a esponja, pegue a espuma e passe pelo bichinho inteiro como se tivesse passando uma escova nele. Tire o excesso de espuma  e líquido com um pano seco e limpo. Deixe secar ao sol.

2º passo – material

– saco plástico limpo;

– espaço no freezer!

Depois de deixar secar o bichinho, você vai colocá-lo em um saco plástico limpo, tirar o ar o máximo que puder e fechar bem (pode até vedá-lo com fita crepe). Logo em seguida coloque-o no freezer e deixe por 24 horas. No outro dia, tire-o de lá, remova o saco, dê uma batidinha pra tirar o gelo, deixe secar no sol de novo e pronto: bichinho livre de ácaros e bactérias, pronto para as crianças curtirem bem as férias com ele!

-E por que usar o freezer? Precisa mesmo? -Sim, precisa, porque só a água e o sabão não matam todos os ácaros. O que vai exterminá-los mesmo é a baixa temperatura. Os ácaros não suportam baixa temperatura por muito tempo! E como bem disse a bióloga Jú Lins no blog, “a saúde dos nossos pimpolhos vale todo esse trabalho!

E atenção, mães e pais de crianças alérgicas: esse procedimento deve ser feito de 15 em 15 dias!

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!