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De acordo com o Ministério da Saúde, toda criança deve se alimentar apenas de leite materno, até os seis meses de vida.
Sem entrar no mérito sobre o “toda criança”, sobre o “apenas” ou ainda sobre os “seis meses”, acho importante compartilhar com vocês as demais dicas que o Ministério vem divulgando, na tentativa de melhorar a alimentação das crianças na primeira infância.
De acordo com o Ministério, de 6 meses até dois anos, as crianças devem começar a beber água, chás e consumir, gradativamente, outros alimentos, como cereais, frutas, tubérculos, legumes e carnes. Se a criança estiver mamando, deve fazer essas as novas refeições três vezes ao dia. Caso contrário, cinco vezes, respeitando os horários normais da família e o apetite dela.
Os novos alimentos devem ser incluídos na dieta inicialmente em forma pastosa, oferecidos em colher pequena ou média. Os pratos sempre devem ter alimentos variados e coloridos para garantir uma alimentação nutritiva e saudável. Frutas, legumes e verduras, devem ser consumidos diariamente.
Já o açúcar branco, o sal, o café, os enlatados, as frituras, os refrigerantes, as balas, os salgadinhos e outros alimentos menos saudáveis devem ser evitados. O cuidado com o manuseio, a higiene e a conservação dos alimentos são fundamentais.
Quanto menos sal, gorduras e frituras, uma pessoa consumir, melhor. Por esta razão, a dica é evitá-los. Outro alerta é que ingerir líquido durante a refeição dificulta o processo de digestão, independente da idade.
Os alimentos integrais e orgânicos são recomendados e podem ser grandes aliados na manutenção da saúde e da qualidade de vida.
Praticar esportes, se divertir e brincar são atividades fundamentais para a manutenção da saúde. Por isso, estimule seu filho a gastar energia e aproveitar cada dia.
Conheça as dicas do Ministério da Saúde para crianças de até dois anos:
nutricao.saude.gov.br/documentos/10passos_criancas_pequenas.pdf
Conheça as dicas para as crianças de até três anos:
nutricao.saude.gov.br/documentos/10passos_criancas.pdf
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Leia todos os posts sobre alimentação infantil que a Dra. Lara Garcia – nutricionista em Brasília, já escreveu para este site.

Autoria de Dhemes Andersen