roteiro-baby-daniel-azulay

roteiro-baby-daniel-azulay

Olá amiguinhos, alô, alô turma de casa!” Quem foi criança nos anos 80 lembra dele: Daniel Azulay foi o criador da “Turma Lambe-Lambe” e apresentador de um programa de TV que ensinava crianças a desenhar e pintar. Pois aos 66 anos, ele voltou com suas aulas para crianças. Mas, em vez de estampar seu rosto na TV, Azulay agora ensina seus traços na internet.

Ele é um dos idealizadores do Diboo, curso online de desenho voltado para o público infantil.

“A ideia é que o curso ajude crianças que, assim como eu, não têm formação acadêmica, mas querem aperfeiçoar o desenho. Quem sabe até fazer disso uma profissão”, diz Azulay.

Na sua opinião, porém, a Internet deve ser usada com moderação. “Com a Internet, as crianças nunca tiveram tantas alternativas que ajudam a desenvolver a inteligência. Mas, sem supervisão, elas podem ficar o dia inteiro sem fazer nada de útil.”.

O desenhista carioca criou a Turma do Lambe-Lambe e nas décadas de 70 e 80 apresentou, ao lado de seus personagens, um programa de TV que ensinava técnicas de ilustração e dava dicas pioneiras de como reciclar brinquedos com o lixo doméstico.

Azulay conta que sua paixão pelo desenho começou cedo: “Minha mãe dizia que eu ficava lambuzando a chupeta e passando pelas paredes”. Aos 13 anos, ele aprendeu o básico em um curso de desenho por correspondência e nunca mais parou.

As aulas do curso online são divididas em 20 fases, incluindo temas como fundo do mar, corpo humano, caricaturas e dinossauros. As opções de assinatura vão de R$ 29,99 a R$ 39,99 por mês.

No ano que vem, a Turma do Lambe-Lambe completa 40 anos e, entre os planos de Azulay, estão a produção de um documentário, um livro e um musical sobre os personagens.

Assista um trecho de uma aula do Diboo:

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!