iStock_webSmall

“O que dar para uma criança que tem tudo?” é uma pergunta recorrente na vida de todas as mães, já que após a maternidade, recebemos inúmeros convites para festinhas de aniversário e o “ser uma criança que tem tudo” não é privilégio limitado à herdeiros de milionários.

A minha filha, por exemplo, faz aniversário dia 11 de outubro (véspera do “Dia das Crianças” e época próxima ao Natal) e sempre ganha MUITOS presentes.

Considerando a quantidade de convites de aniversário que recebemos e a minha satisfação em ver minha filha ganhando um livro novo, eu já disse e repito: em 2013, todos os aniversariantes do ano vão ganhar, de nós, livros de presente!

(Pausa para registrar meu orgulho de já ter distribuído, em 2013, mais de 15 livros infantis entre as crianças da nossa turminha!)

E pensando em facilitar a vida e aliviar o bolso dos meus convidados, eu também pretendo entrar na onda das sugestões de presentes “eco friendly” daqui pra frente. Vejam (e inspirem-se) em algumas das minhas opções:

Muda de árvore

Uma priminha da Bruna pediu mudas de árvores no seu aniversário de 1 ano e nós a presenteamos com uma muda de  cedro-rosa. O níver de 2 anos foi no “Bosque da Cecília”, assim como serão as próximas festinhas dela. Curtimos presentear a priminha com uma planta que vai crescer junto com ela e acho que essa iniciativa merece ser seguida.

Brinquedos usados 

Escolher um brinquedo da Bruna, junto com a Bruna, para presentear um amiguinho, foi uma experiência interessante e educativa. Curtimos de montão o rodapé de um convite recente que dizia “Não é preciso trazer presente. Traga um brinquedo que você não usa mais”.

Apesar de rara no Brasil, a reciclagem de presentes é uma prática divertida e comum no exterior, onde é conhecida como re-gift (re-presentear).

Desenhos infantis 

Ainda não fui convidada de uma festa cujo aniversariante fez questão de um desenho feito pela minha filha, mas ao ouvir falar que isso tem acontecido por aí, fiquei bastante empolgada com essa ideia carinhosa!

Livros

Sugerir que os convidados nos presenteiem com livros infantis, caso queiram nos presentear (porque presente não é obrigatório, né?) seria delicioso e eu tenho certeza absoluta que Bruna (e todas as crianças) ia amar uma biblioteca renovada.

Doações diversas 

Essa ideia é comum, mas muito interessante. Já fui há inúmeros eventos organizados por pessoas que pediram doações de cestas básicas, roupinhas ou brinquedos (novos ou usados) para serem entregues à creches ou instituições que colaboram com pessoas carentes. E acho bacana abrir mão de ganhar algo para si, dando a oportunidade de alguém menos favorecido ser presenteado.

DICA: quem gostou desse post, pode gostar desse aqui, do movimento Infância Livre de Consumismo.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".