roteiro-baby-musica-pra-gente-miuda

O Grupo Barbatuques estará presente no projeto

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, a partir do próximo sábado (5) até terça-feira (8), às 16h, o projeto infantil “Música para Gente Miúda”, que conta com quatro espetáculos diferentes, um a cada dia: “CYRK – O Circo Musical do Trio Quintina”, no sábado; “Tum Pá!”, no domingo; “Ave, Crianças!”, na segunda-feira; e “O Cano”, encerrando as apresentações, na terça-feira.

O projeto nasceu da vontade de criar uma programação artística de qualidade para o público infanto-juvenil, difundindo cultura e estimulando a formação de plateias. A ideia é aproximar esse público de produções artísticas e culturais, que apresentem pontos de vista diversos em relação ao mundo em que se vive, considerando que a televisão, a internet e o cinema, são as principais fontes de entretenimento e cultura desse público.

Esta é a segunda edição do projeto, que estreou no ano passado, na CAIXA Cultural Curitba. Em Brasília, além das apresentações, esta edição conta com a realização de uma oficina musical, ministrada pelo grupo Udi Grudi, nas escolas públicas da cidade.

Programação:

5 de outubro  (sábado): “CYRK – O Circo Musical do Trio Quintina”
Um homem banda, uma cabeça de balão e um mágico especialista em levitação estão em cena juntos. Esse é o mais novo espetáculo do Trio Quintina, grupo de Curitiba formado, há mais de 10 anos, por Gabriel Schwartz (flauta, flautim, sax sopranino, bateria e voz), Gustavo Schwartz (guitarra, cavaco, bateria, pandeiro e voz) e Fabiano Silveira, o Tiziu (violão de sete cordas e voz).  Nesse show, eles dividem o palco com dois convidados especiais: o músico João Gomes (baixo acústico) e o performer circense Yamba Daher. Outro nome de peso, envolvido neste projeto, é o do diretor teatral Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, que assina a direção cênica do show.

6 de outubro (domingo): “Tum Pá!” – 1º show infantil da Cia. Barbatuques
Tum Pá é uma jornada através de sons, que brincam com todo o corpo. Jogos rítmicos, assobios e cantos, imitação de instrumentos musicais, adivinhas e muito mais, na busca pelos mais variados sons pelo do corpo. Referência internacional em percussão corporal, o grupo Barbatuques tem 16 anos de carreira. Em “Tum Pá!”, primeiro espetáculo totalmente dedicado ao público infantil da companhia, são apresentadas as faixas que compõe o disco, lançado recentemente. São canções autorais do grupo e outras da cultura popular em versões originais e inusitadas.

7 de outubro (segunda-feira): “Ave, Crianças!” – Show do AVEduo
O espetáculo apresenta cantigas de roda, canções folclóricas e de tradição popular brasileira, além de composições de autoria de Andréa Bernardini, cantora, musicista e autora paranaense, integrante do AVEduo. Além de tocar as músicas, o grupo contextualiza os temas abordados nas canções, por meio de relatos e histórias que falam sobre temas do cotidiano da criança. O repertório apresenta arranjos próprios para duas vozes, violão e percussão. O AVEduo é formado pela brasileira Andréa Bernardini e a argentina Viviana Mena. A dupla começou a se apresentar junto em 2003, com três modalidades de shows: música popular sul-americana, cantos sagrados indígenas e música infantil. Seu primeiro espetáculo infantil, o “Oi, tudo bem?”, estreou em 2010 e chegou a ser lançando em DVD, na gravação ao vivo de uma apresentação. O espetáculo “Ave, Crianças!” foi lançado em 2012.

8 de outubro (terça-feira): “O Cano” – Circo Teatro Udi Grudi”
Espetáculo cômico, inspirado no tradicional número circense “Excêntricos Musicais”, que estreou em 1998. É um espetáculo familiar, que encanta tanto ao público adulto quanto ao infantil. Recebeu o prêmio The Herald Angel Award, no Festival Fringe de Edimburgo, em agosto de 2000, considerado o maior festival de teatro do mundo. No palco, três palhaços vivem situações absurdas e inusitadas. O espetáculo se desenvolve em uma metamorfose mágica, utilizando um repertório musical, que vai do jazz à MPB, e técnicas circenses como malabares, fogo, acrobacias e palhaçadas. O Circo Teatro Udi Grudi, faz o público rir há 30 anos, sob lonas, em teatros, escolas e ruas de Brasília.

SERVIÇO

Projeto “Música para Gente Miúda”
Data: de 5 a 8 de outubro (sábado a terça-feira)
Hora: 16h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da CAIXA
Informações: (61) 3206-9448 / 9449
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de brinquedo
Capacidade: 414 lugares (8 para cadeirantes)
Não será permitida a entrada após o início da sessão

Mais informações:  3206-9448 e AQUI

 

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!