roteiro-baby-festa-infantil

Em atendimento às leitoras que me pedem sugestões de como calcular com segurança e economia a quantidade ideal de comida a ser servida nas festinhas de aniversário das crianças, eu e a loja Kids Club, de Brasília, preparamos algumas dicas.

A loja Kids Club é parceira deste Roteiro Baby, organiza festas infantis super divertidas para as (os) clientes mirins e compartilha dicas espertas do interesse de mamães e crianças em sua fanpage.

A primeira dica se refere ao horário da festa. A quantidade vai variar se a festa acontecer de manhã (café da manhã), no almoço (brunch) etc.

Se o evento for um almoço, você vai precisar de mais bebida, pois geralmente a temperatura é mais alta, por exemplo. Também será preciso servir mais que petiscos e salgadinhos, sendo interessante oferecer algo mais parecido com uma refeição como empratados ou buffet de crepes.

Também é preciso levar em consideração a idade dos convidados. Crianças e idosos consomem menos que adultos e jovens e é possível considerar que 2 crianças valem por um adulto.

Uma terceira (mas opcional) situação importante a considerar é a necessidade de sobras.

Explico: antigamente, as pessoas ficavam até sem graça de levar um docinho da festa e faziam isso “escondido” (risos). Hoje em dia, a “moda” é encarar essa “prática das tias velhas”como sendo comum e até oferecer embalagens para facilitar a escolha dos doces que as pessoas vão levar pra casa. As crianças ganham as lembrancinhas, os adultos ganham saquinhos para encher com as gostosuras da festa e se deliciarem com elas, depois, em casa.  E ciente dessa “tendência”, é interessante adicionar à conta abaixo, no mínimo, mais uns 3 doces por adulto do sexo feminino (risos), considerando que hoje em dia é simpático (quase obrigatório) oferecer doces na festa e doces para as pessoas levarem para casa.

Sendo bem prática, a proporção que eu sigo (e dá certo) é a seguinte:

Docinhos: 6 unidades por pessoa (+ 3 doces para cada mulher)
Salgadinhos: 12 unidades por pessoa
Refrigerante ou suco: 600ml por pessoa
Bolo: 100g (1 fatia) por pessoa (lembrem-se que, geralmente, os pequenos não comem, mas muitas pessoas gostam de levar uma fatia para casa).

Planilhas para cálculos de festas 

Para auxiliar vocês nas festinhas estilo “mommy made“, este Roteiro Baby e a loja infantil Kids Club preparam cinco planilhas uteis para cálculos pertinentes à organização desses eventos.

Faça o download da nossa calculadora para festas infantis e aproveitem essas ferramentas modernas para controle do orçamento da festa, lista de compras, pendências e lista de convidados.

O mais interessante é que as planilhas para festas que criamos podem ser aproveitadas de um ano para o outro (ou uma festa para a outra), reservando espaço para anotações a respeito do que deu certo, do que faltou ou sobrou… e para ser possível ajustar as quantidades e itens na festa seguinte.

SERVIÇO:
Esse post foi elaborado pela loja Kids Club Brasília.
http://www.lojakidsclub.com.br/

Logo+Kids_SUL

Autoria de Iza Garcia

“Já quis ser ‘médica de criança’, pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou “MÃE DA BRUNA” e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira”.