roteiro_baby_sprout_1

Sabe aquele lápis que seu filho já usou tanto que está só o cotoco? O que você acharia se ao invés de simplesmente jogar fora você pudesse plantar, regar, cuidar e depois colher tomates, alecrim, salsa ou quem sabe uma bela flor? Saiba que isso pode ser possível. É o que garante um projeto realizado por alunos de uma turma de pós-graduação em design de produtos do MIT. Eles são os criadores do Sprout, um lápis que, nas palavras dos próprios criadores, “quer ser uma planta quando crescer”.

O lápis Sprout possui acoplado a sua base superior uma cápsula com sementes, que ao ser enterrada em um bom solo e umedecida se degrada, germina e cresce, tornando-se uma planta ou legume das mais diversas espécies e gêneros.
O projeto foi criado por um grupo de pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que receberam o desafio de criar um produto ecológico para o escritório do futuro. Foi então que lançaram a ideia inicial do Sprout. Ele pode ser considerado um equivalente a um lápis normal, mas possui um grande diferencial: a possibilidade de ligar as pessoas ao meio ambiente. Uma das principais motivações do grupo é o de tirar as crianças das ruas e levá-las para os jardins. Também ao inserir as sementes no corpo do lápis, seus criadores aproveitaram para torná-los também atrativos para as crianças, na esperança de estimulá-las a praticar a reciclagem através da jardinagem.
Para chegar a uma seleção ideal de sementes adequadas para o projeto, o grupo pesquisou mais de 100 tipos de espécies, dentre as selecionadas, destacam-se:
• Manjericão;
• Tomate;
• Berinjela;
• Pimenta verde;
• Calêndula;
• Coentro;
• Menta;
• Endro;
• Salsa;
• Tomilho.
Preço
 
O lápis possui o preço inicial de US$5,00, já com frete grátis, mas no momento não está à venda devido a questões financeiras e a necessidade de apoiadores. O objetivo é que seja feita a venda unitária ou em conjuntos personalizados. O grupo ainda tem a ideia de criar um conjunto de lápis de cor, onde a cor da flor corresponde a cor do lápis, o que chamam de “meta de expansão”.
roteiro_baby_sprout_friday_1
O Sprout é um lápis ecológico, de excelente qualidade.
manysprout
Sementes de tomate, coentro, salsa, alecrim e até flores, como margaridas, são acopladas no lugar da borracha.
roteiro_baby_sprout_friday_3
Para plantar, é só colocar a parte onde estaria a borracha no solo, até o limite da parte pontilhada.
roteiro_baby_sprout_friday_4
Deve ser regado diariamente. O broto começa a crescer em uma semana.
Mais informações podem ser encontradas no site do projeto:

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!