de_one_viemos_novo

Entre dois (oi!) e cinco anos, as crianças descobrem todas as características pelas quais os homens são diferentes das mulheres. E é durante essa primeira infância que os pequenos começam a explorar seus corpos, sentindo-se à vontade como “ele” ou “ela”.

Quando menos se espera perguntas do tipo “como eu fui parar na barriga da mamãe?” começam a brotar da boca da criança. Nesse momento, se bem escolhidos e manuseados, livros sobre sexo podem fazer a conversa fluir de forma natural.

“Para funcionar, a leitura precisa partir de uma demanda da criança e os pais têm de ler antes de apresentar o conteúdo para ela. Assim podem selecionar o que faz parte do interesse do filho”, afirma Maria Helena Vilela, diretora-executiva do Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana.

Para os menores de sete anos, é importante que a obra tenha mais imagens do que texto. “A criança não consegue imaginar o conceito. Ela tem de visualizar”, fala Maria Helena. Os maiores já estão mais ligados no comportamento das relações amorosas.

1. Mamãe, Como Eu Nasci?
Autor: Marcos Ribeiro
Editora: Salamandra
Destinado a crianças entre sete e dez anos, a obra, em uma linguagem clara e didática, trata das principais diferenças físicas entre meninos e meninas, masturbação, relação sexual, prazer, fecundação, gravidez, desenvolvimento do bebê e parto.

2. De Onde Viemos? (livro que eu tive quando era criança!!!)
Autor: Peter Mayle e Arthur Robins
Editora: Zastras
Best seller da educação sexual infantil, lançado na década de 1970, chegou a vender mais de dois milhões de exemplares. Indicado para crianças entre quatro e seis anos, a obra foi pioneira em explicar as diferenças entre os corpos de homens e mulheres e o desenvolvimento dos bebês sem usar ideias fantasiosas.

3. De Onde Venho?
Autores: Bernard This e Claude Morand
Editora: Scipione
O livro se propõe a explicar de onde vêm os bebês para crianças de três a cinco anos sem fantasia. Diz um trecho da obra: “Não se compra um bebê numa loja (como se compra um gatinho, um canário, um peixinho vermelho). Um bebê não brota de uma rosa no jardim. Um bebê também não vem voando no bico de uma cegonha (…).”

4. Sexo Não É Bicho-Papão
Autor: Marcos Ribeiro
Editora: Zit Editora
Voltado para crianças a partir de cinco anos, o livro apresenta as principais curiosidades que as crianças têm sobre seu corpo e sexualidade. A obra tem espaço para o pequeno leitor escrever suas opiniões e pintar. Vem ainda com um CD com músicas e um guia para ajudar pais e professores a utilizá-lo.

5. As Crianças Querem Saber… E agora?
Autores: Moacir Costa, Maria das Graças F. Augusto e Sandra M. Paladino
Editora: Casa do Psicólogo
Livro escrito por especialistas em sexualidade humana para crianças de três a oito anos. A obra propõe caminhos para pais e professores saciarem a curiosidade das crianças sobre sexualidade de maneira clara.

6. O Planeta Eu – Conversando sobre Sexo
Autora: Liliana Iacocca
Editora: Ática
Dois pré-adolescentes recorrem a seus pais, amigos e livros para entender o que é uma relação sexual, as diferenças entre os aparelhos reprodutores masculino e feminino, o processo da gestação, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos. O interessante é que cada uma das fontes vai responder à sua maneira a inquietação dos jovens. Indicado a partir de seis anos.

Fonte: dicas e mais informações AQUI.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".