semanamundialdobrincar

Começa amanhã, dia 19 de maio, a Semana Mundial do Brincar 2013, mobilização da Aliança pela Infância que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, eles realizam um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do brincar na sociedade.

O foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.

Ano passado, quando estive no Seminário da Revista Crescer sob o tema “A Importância do Brincar”, como parte da nomeação deste blog como Embaixador do Brincar Fisher-Price, diversos especialistas, como Kathleen Alfano e a consultora Teresa Ruas, terapeuta ocupacional especialista em desenvolvimento infantil, discutiram esse tema. E como eu disse à época, foi reconfortante ouvir dessas especialistas que na primeira infância, mais importante que o brinquedo (eletrônico ou não), é a presença dos pais durante a brincadeira, para que a criança se sinta segura, atendida, troque experiências e afeto. Brincar com os pais é muito importante, sendo o dia todo ou só de noite ao chegar do trabalho, mas que seja com qualidade, espontaneidade, dedicação e interação, sem culpas e sem encanação.

Tempo de qualidade é aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com afeto. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais.

310048_536689313041677_372222443_n

Em Brasília está marcado um evento, como parte da Semana Mundial do Brincar, para o dia 26/05, domingo, das 9h às 12h, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, dentro do Parque Ana Lídia. Serão disponibilizados materiais como giz (para desenhar amarelinha), corda, elástico, bambolê, bola, bolinhas de gude por parte da organização, que também ficará responsável por animar a festa com música e brincadeiras de ciranda. Às famílias, pede-se levar brinquedos ou ideias de brincadeiras tradicionais para serem executadas de forma espontânea e divertida, e um lanche saudável (frutas, sanduíches naturais, sucos naturais e água) para um grande piquenique coletivo.

Saiba mais acessando http://semanamundialdobrincar2013.wordpress.com/ ou a fanpage da Aliança pela Infância – Semana do Brincar.

E vamos brincar muito com nossas crianças!

 

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!