558945_10152186531066996_1345537564_n

Um dos problemas discutidos sobre a forma como a tecnologia está sendo usada para ensinar crianças é que, em vez de funcionar como um apoio junto aos materiais físicos, acaba por substituí-los totalmente. Por isso que o Drawnimal é um aplicativo sensacional: ele volta ao uso fundamental da caneta e do lápis para desenhar. 

Para usá-lo é preciso colocar o iPhone bem no meio de uma folha de papel em branco. Ao abrir o app, a tela mostrará a letra ‘A’. Tocando no topo da tela, você escuta como a letra é pronunciada (em espanhol, francês e alemão. Infelizmente ainda não existe uma versão em português). Tocando na parte de baixo, é possível ver uma breve animação que direciona a criança a desenhar em volta do aparelho.

Depois de terminar o desenho, ao clicar no ‘play’, o aplicativo revela um animal adaptado à letra (no caso da letra ‘A’, é o alligator – jacaré em inglês). O áudio, então, explica a relação entre o animal e a letra, e assim continua o processo de aprendizagem do alfabeto e do desenho para as crianças, fazendo-as colocar a mão na massa.

drawnimal_00

drawnimal_05

drawnimal_04

drawnimal_03

drawnimal_02

drawnimal_06

drawnimal1

O app está disponível de graça para iPhone e iPad. Porém, para destravar todo o alfabeto (além de mais 30 animações e suportes nas línguas espanhol, francês e alemão) é preciso pagar £1.49.

[Matéria do site Brainstorm9]

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!