fisher-price2013

Ano passado eu tive a oportunidade de participar do primeiro workshop da Fisher-Price juntamente com a revista Crescer representando a Iza, que é, pelo segundo ano consecutivo, Embaixadora do Brincar Fisher-Price. Este ano, devido aos nossos compromissos profissionais, infelizmente nenhuma de nós duas pôde comparecer ao 2º Workshop Fisher-Price, realizado em São Paulo no dia 30 de abril.

Mas, apesar de não estarmos presentes fisicamente, conseguimos acompanhar o evento virtualmente pelo Twitter, enviando perguntas aos palestrantes, e tivemos três das nossas perguntas respondidas pelo renomado ginecologista-obstetra Claudio Basbaum, introdutor de diversas técnicas no Brasil como o Parto Leboyer, a Shantala, preconizador e defensor do Parto de Cócoras, da presença do pai na sala de parto, do estímulo à amamentação logo após o nascimento do bebê e da adoção do alojamento conjunto. Nossas perguntas e as respostas do Dr. Claudio seguem ao final deste post. 

Este ano o workshop reuniu cerca de 40 mães blogueiras e convidadas para bater um papo sobre “a vida após o nascimento dos filhos” e para o lançamento da nova campanha da Fisher-Price, que pegou carona no tema “pós-parto” e foi intitulada “Feliz Demais“. Achei o nome da campanha super apropriado, uma super sacada. Porque é isso mesmo, como as fotos do site da campanha dizem: quando nos tornamos mães, o trabalho é muito e constante, mas a felicidade é muita e constante na mesmíssima proporção!

FisherPrice2013_1

A conversa teve a mediação da Mariana Belém, que é cantora como a mãe, Fafá, é mãe da Laura, e blogueira do Mamãe de Primeira Viagem, e a participação, além do Dr. Claudio Basbaum, da Thais Nicolau, gerente de marketing de produtos infantis e pré-escolares da Mattel – Fisher-Price.

workshopfp6

É muito empolgante para mim e Iza participarmos dessas ações e campanhas da Fisher-Price, porque nos identificamos com a marca, e com os estudos que levam às suas campanhas. A campanha deste ano foi criada com base em duas grandes pesquisas realizadas globalmente por eles. “A maternidade possui seus momentos bons e ruins. Por isso, a mãe quer ser entendida e ter uma conversa sincera sobre ter um bebê em casa”, conta Thais Nicolau. Os estudos apontaram ainda que a maternidade é o principal fator motivador, em mães de todo o mundo, para o engajamento digital – e isso é MUITO a nossa cara, já que nós duas viramos blogueiras porque viramos mães, e queremos exatamente isso: compartilhar, conversar, conhecer mais.  “Nessa fase, a Internet acaba sendo uma grande aliada para as mães que buscam respostas para suas dúvidas e conforto em histórias similares”, continuou Thais.

A campanha ‘Feliz Demais’ reforça o posicionamento lançado em 2012 – ‘A Emoção de Descobrir’ -, que tem como objetivo mostrar os benefícios do aprendizado por meio da brincadeira.

No site da marca foi desenvolvida uma área especialmente para que especialistas possam dar – de forma descontraída e divertida – dicas e informações para as mamães se prepararem para receber os pequenos em casa. Entre os convidados, estão Dr. Claudio Basbaum, obstetra; Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e consultora Fisher-Price; e o pediatra Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Além disso, a marca disponibilizará um espaço no Facebook para que as mamães compartilhem suas próprias experiências.

Enfim, seguem as nossas perguntas ao Dr. Claudio:

Roteiro Baby: Parto VBAC (Via Baixa Após Cesárea): o que senhor pensa a respeito, quais são os riscos (se houver), o senhor incentiva? Que cuidados se devem tomar antes de tentar um parto normal após uma cesárea?
Dr. Claudio Basbaum: Atualmente está totalmente contra-indicada a cesariana sistemática para as mulheres que tiveram uma cesárea prévia. Algumas condições e cuidados deverão ser respeitados, como por exemplo: fazer avaliação prévia da região do segmento uterino (área onde foi feita a incisão na primeira cesárea) através de ultrassonografia, definir qual a indicação da atual cesárea, evitar induções, etc. Caso a mulher já tenha histórico de duas cesáreas anteriores, deverá ser feita a terceira cesárea antes mesmo que se inicie o trabalho de parto por riscos de rotura do útero.

Roteiro Baby: Aleitamento prolongado até os dois anos: qual é a sua opinião?
Dr. Claudio Basbaum: É indiscutível que a amamentação estabelece e preserva uma importante relação afetiva entre a mãe e filho. De acordo com estudos modernos, é importantíssimo que o bebê já mame na primeira hora após o nascimento e que receba, exclusivamente esta forma de alimentação e hidratação, nos primeiros 6 meses.

Roteiro Baby: O senhor tem alguma dica de desmame para crianças de 2 anos que ainda mamam no peito?
Dr. Claudio Basbaum: Inicie o desmame de forma gradual e nunca bruscamente. Entre o 6º e 9º mês, a mãe já pode ir deixando de amamentar, uma vez que a criança já estará ingerindo outros alimentos. Nesta etapa, ofereça o seio apenas duas ou três vezes ao dia, a fim de manter o vínculo mãe-filho.  A redução do número de mamadas naturalmente causa a diminuição na produção do leite e o próprio bebê, que já estará saciado com outros alimentos, vai perdendo o interesse. Uma dica prática para a diminuição do leite é o enfaixamento compressivo das mamas com ataduras em torno do tórax, mantendo-o por 5 a 7 dias (retirando-as na hora do banho).

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!