Wet-Stop3ColorBoxesNoBackground

 

Um dia desses eu tava no trabalho, e uma colega de sala chegou na minha mesa e disse, “Mari, olha só isso aqui que eu quero te mostrar!”. E me mostrou esse aparelhinho acima, o Wet Stop, que é, sem brincadeira, um troço revolucionário! É um alarme, com um cabo que você conecta uma ponta no pijaminha e a outra ponta na cueca/calcinha. À primeira gota de xixi, o alarme toca e vibra, acordando a criança, que então pode levantar e ir terminar o xixi no vaso e evitar vazamentos à noite.

Essa minha colega de sala tem um filho de 6 anos que tinha enurese noturna – um problema que ocorre mais com meninos que meninas, e afeta a auto-estima da criança. Cerca de 15% das crianças chegam a ter a enurese noturna. É uma doença que precisa ser tratada por um especialista e, ao contrário do que muitos adultos pensam, não é manha nem uma forma de chamar a atenção. Minha colega conta que uma vez, a escolinha do filho fez uma festa do pijama e ele teve que dormir de fralda, além de terem que conversar com uma das professoras, pedir segredo – porque isso poderia, sim, ser um motivo sério de bullying contra ele. E ela tentou tudo o que a literatura recomenda nesse caso: mudou a alimentação dele, colocava o alarme dela para despertar várias vezes à noite para acordá-lo e levá-lo ao banheiro, só que nada estava funcionando. O último recurso seria dar medicação, o que ela não queria. Então, ela começou suas pesquisas pela Internet até achar o Wet Stop.

Como eu disse acima, ele é um alarme, com fecho de imã, que é preso no pijama e na cueca/calcinha da criança. Ela fez o teste comigo: me pediu que molhasse o dedo (e bastou eu passar o dedo naquela “suadinha” que o copo de água gelada faz, sabem?) e pingasse na ponta do cordão que fica na fralda. Na hora a caixinha começou a apitar e vibrar. Achei sensacional!

WetStop2-fig3

Na casa dela, o “treinamento” com o Wet Stop durou dois meses. Nas primeiras noites, o filho dela acordava com o alarme, mas ainda escapava um pouco de xixi. Com o tempo, ele foi conseguindo controlar, conseguia ir ao banheiro sozinho, fazer o xixi e voltar a dormir. Além do alarme, o produto vem com um quadro de incentivos em forma de calendário, e cartelas de adesivo – estrelinhas prateadas e douradas. As prateadas são coladas no quadro quando escapa só um pouquinho de xixi, e as douradas quando a criança não deixa escapar nada e consegue ir ao banheiro a tempo. Hoje, no quadro dele só tem estrelinhas douradas, e ele mesmo já anda pedindo para parar de dormir com o alarme, porque já está confiante de ter superado a enurese noturna.

Minha amiga pediu que uma parente que estava em viagem pelos EUA trouxesse o dela, mas o Wet Stop é vendido pela Amazon e no site do próprio fabricante, que entrega no Brasil. O preço é US$50.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!