soldadinho-na-agua-wallpaper-25947

Para homenagear os militares pelo Dia do Exército, 19 de abril, e apresentar as atividades da Força Armada, o Iguatemi Brasília recebe a partir de hoje o circuito de atividades e exposição Soldado Por Um Dia. De 17 a 21 de abril, as crianças aventureiras terão a oportunidade de vivenciar um pouquinho do dia a dia do Exército e os adolescentes e adultos poderão conhecer um pouco mais dos materiais, equipamentos e veículos de emprego militar.

Ao todo, 60 militares estão envolvidos nos quatro dias de evento e 15 deles estarão em contado direto com as crianças no circuito de atividades e na exposição. De acordo com a assessoria de imprensa do Comando Militar do Planalto, “a oportunidade é excelente para difundir as características da profissão militar e reforçar a cultura cívica e patriótica na sociedade.”Para ser soldado por um dia, as crianças entraram em um alojamento para “dormir” em beliches e, ao toque da corneta na Alvorada, seguem para atividades militares mirins. A aventura inclui Ordem Unida, Treinamento Físico militar, Camuflagem, Sobrevivência, Primeiros Socorros e uma pista de obstáculos com pneus, ponte de cordas, acerto ao alvo e conquista de objetivo.  Ao final, as crianças recebem o certificado de Soldado por um dia.

Segundo a assessoria de imprensa do Comando Militar do Planalto, o objetivo é comemorar o Dia do Exército com a participação do público civil. “As crianças podem vivenciar com oficinas e circuitos montados no Shopping como é a vida de um Soldado. Para o Exército é excelente a interação das crianças com a instituição, pois são mostrados a elas valores como patriotismo, civismo e disciplina.”

Na praça central, estão expostos simuladores utilizados pelo Exército, uniformes históricos da Guarda Presidencial e dos Dragões da Independência, equipamentos usados em operações especiais e de garantia da lei e da ordem, motocicletas da Polícia do Exército, equipamentos de comunicação, painéis de fotos, além de um espaço para a apresentação diária das Bandas do Exército e do Coral do Colégio Militar de Brasília.

No sábado e no domingo, entre as 17h e 18h, a Odontoclinica do Exército apresenta um teatro de fantoches com orientações sobre higiene bucal para as crianças no estacionamento 2. A estrutura montada para a peça teatral tem capacidade para 30 crianças por vez. Para participar das atividades, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Confira abaixo as estações do circuito de atividades Soldado por um Dia:

Área de Acampamento
As crianças entram em uma barraca militar e deitam em beliches. Um sargento cobra disciplina e silêncio. O corneteiro toca “Alvorada” e as crianças tem que se levantar rapidamente e arrumar a cama.

Formatura
As crianças são posicionas nos locais demarcados e ensinadas a tomar posição de sentido, descansar, cobrir e prestar continência. Em sentido, cantam a primeira parte do Hino Nacional. Após o Hino, são ensinadas a marchar na cadência marcada por bombo e tarol.

Treinamento Físico Militar
Auxiliadas pelos monitores, as crianças são posicionadas nos locais demarcados e realizam exercícios de alongamento por imitação.

Camuflagem
As crianças entram em uma barraca militar e os monitores as auxiliam a fazer a camuflagem no rosto.

Sobrevivência
Instrutores demonstram como fazer um filtro d’água improvisado. O instrutor apresenta alguns materiais de campanha e os monitores auxiliam as crianças a colocarem alguns materiais como cantil, marmita, talher e lanterna em uma mochila.

Primeiros Socorros
Os instrutores demonstram como fazer uma imobilização e apresentam alguns materiais de primeiros socorros. As crianças são auxiliadas para levar um ferido (boneco) até a ambulância.

Pista de obstáculos
Pista montada com oito obstáculos de baixa dificuldade: pista de pneus, ponte de cordas, acerte o alvo e conquista do objetivo.

As crianças realizam a pista de obstáculos com o acompanhamento e auxilio dos monitores.

Serviço
Soldado Por Um Dia no Iguatemi Brasília com o Exército Brasileiro
As atividades são gratuitas
Período: 17 a 21 de abril
Local: Shopping Iguatemi Brasília – Praça Central e Estacionamento 2
Circuito de atividades: De quarta-feira a sexta-feira das 15h às 20h; sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h
Teatro de fantoches: Sábado e Domingo, entre 17h e 18h, com 15 minutos de duração. Capacidade para 30 crianças por vez.
Exposição: 10h às 22h

Mais informações:  3577 5000 ou http://www.iguatemibrasilia.com.br/eventos/eventos-943.shtm

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!