Reflexões

Crendices que deram certo!

tumblr_m5xqriklDU1rwm6yco1_1280

Nenhuma grávida/mãe de primeira viagem gosta de pitaco. Ok, este tema tá batido, esta tecla já foi apertada, ok. Mas e quando a gente, no desespero e como último recurso, ouve o pitaco e ele DÁ CERTO??

Por aqui, as seguintes crendices, por incrível que pareça, FUNCIONARAM!

– Algodão molhado na testa pra passar o soluço – Júlia um dia teve um soluço interminável, tadinha… Nada do que eu fazia passava, dava o peito, aquecia ela, andava com ela pela casa e nada. Daí chegou minha mãe, molhou um pedaço de algodão, e colocou na testa dela. Pronto, parou. Que mistério foi esse, aí já não sei… E não aconteceu só uma vez.

– Maizena pra não assar ou não dar brotoejas no calor – tiro e queda. Na época de seca e calorão de Brasília eu passava maizena nas dobrinhas da Júlia e a brotoejas de calor sumiam de um dia para o outro.

– Dieta da mãe para o bebê não ter cólicas – tem gente que acredita e segue (eu!), tem gente que acha que não tem nada a ver. Bom, no meu caso eu segui uma dieta com alimentos pouco irritantes ao aparelho digestivo imaturo da Júlia, e ela teve pouquíssimas cólicas. E no dia que eu cedia à tentação de comer um chocolatinho ou um ovo frito, por exemplo, ela chorava muito… Coincidência? Nunca saberei.

– Alimentos que aumentam o leite: comigo deu certo. Os mais populares são milho e derivados, água de côco, suco de uva, broto de alfafa, chá de erva doce.

– Se a criança trocar o dia pela noite, é só colocar para dormir com os pés virados para a cabeceira do berço – Júlia nasceu em maio, e no ano que ela nasceu o friozinho de Brasília começou cedo, por esta época, além da minha casa ser bastante fria. O berço dela era daqueles redondinhos, então nem cabeceira tinha. Ele ficava perto da janela, eu a deitava sempre com a cabeça mais próxima da janela. E ela não dormia. Troquei de posição, e ela dormiu. No caso, eu acho que ela tava era com frio, quando virei a cabeça pra longe da janela, passou o frio e ela dormiu melhor.

Agora, gente, pelamordedeus!, hein? Borra de café pra cair o coto umbilical, moeda em cima do coto umbilical pra atrair dinheiro, e outras bizarrices dessas não dão certo!

7 Comentários

  1. Renata

    19 de abril de 2013 at 11:57

    Essa do algodão molhado na testa também deu certo com meu filhinho! O soluço passou no mesmo instante. Fiquei pasma!!

  2. Claudia

    19 de abril de 2013 at 17:49

    Sarei o soluço do meu filho dia desses com o algodão na testa! Também já tinha tentado de tudo, sem sucesso..L Vai entender… Rsrsrs

    1. Mari Oliveira

      19 de abril de 2013 at 18:15

      Olha, meu chute pra isso dar certo é que a criança “se assusta” com o geladinho do algodão molhado! Não dizem que susto sara soluço?
      Será? Hehehe, vai saber…

      Um abração, meninas!

  3. Luiza

    19 de abril de 2013 at 18:04

    Mari, adoro seus textos!

    Quanto ás cólicas, não é crendice, é ciência! Existem estudos que associam o consumo de alguns alimentos com aumento das cólicas. Um dos principais é o leite de vaca.

    No primeiro filho eu DE-TES-TA-VA qualquer pitaco, palpite, crendice, não escutava nada. Mas no segundo, manerei e aceitei alguns conselhos, que foram bons. O de enrolar o bebê em mantinha tbm é meio do tempo da vovó e funciona até hoje!!

    Bjs

    1. Mari Oliveira

      19 de abril de 2013 at 18:14

      Luiza, obrigadíssima! 🙂
      Eu acredito e duvido ao mesmo tempo da dieta, sabe? Acredito porque minha nutricionista é a Lara Garcia, que é super séria e estudiosa, e se ela falou, pra mim é lei. Mas tem mãe que come um monte de tranqueira e o filho nem tem nada… Aí eu fico naquela, “ué, por que né?”
      Enfim, aqui deu certíssimo cortar leite e derivados, que eu sigo sem consumir até hoje.

      Abração!

  4. Carolina S.

    22 de abril de 2013 at 19:51

    Como é essa dieta da mãe para o bebê não ter cólica? Você poderia fazer um post sobre isso, que alimentos podemos ou não podemos comer durante a amamentação, tenho muitas dúvidas sobre isso… bjsss

    1. Mari Oliveira

      22 de abril de 2013 at 20:12

      Oi Carolina,
      indicamos um texto da nutricionista Lara Garcia sobre o assunto aqui neste link: http://roteirobaby.com.br.dedi3666.your-server.de/2011/10/colicas-do-bebe-x-emagrecimento-materno-pos-parto.html

      Tomara que te ajude a tirar algumas dúvidas!

      Abçs!

Comente!