Brasil-Site-pic-1

Está correndo pelas redes sociais o vídeo do método Infant Swim Self Rescue – ISR (Natação Infantil de Auto-Salvamento, em tradução livre), e ele é IMPRESSIONANTE. No vídeo, um pai sai de casa cheio de coisas nas mãos e esquece a porta aberta. Logo depois, seu filho, um bebê de menos de um ano, sai de casa e vai em direção à piscina. Ele cai, mas em questão de segundos emerge da água rolando e conseguindo boiar, quando então começa a chorar chamando por alguém.  Vejam:

É ou não é impressionante?

As técnicas de auto-salvamento aquático da  ISR são resultado de mais de 40 anos de pesquisa e desenvolvimento, e são focadas nos estágios de desenvolvimento da criança. A preparação de cada lição da ISR é personalizada de acordo com as habilidades de seu filho na água.

As aulas do método têm duração de 10 minutos, e acontecem de segunda a sexta feira, por um período de 4 a 6 semanas. O curso é dividido por etapas, a saber:

Crianças 6- 12 meses

Seu filho será gentilmente introduzido na água pelo seu instrutor. Como cada criança reage de forma diferente, o instrutor irá trabalhar com o seu filho para guiá-lo através do processo das aulas para construir um nível de confiança e conforto na água. Uma vez instituído este sistema, a criança começa a aprender o auto-salvamento.

Girar o corpo e flutuar

Pense em como seu filho aprendeu a rolar o corpo a partir do estômago para trás desde bebê.

Uma criança de 6-12 meses vai aprender:

o   Prender a respiração debaixo d’água

o   Virar o corpo de barriga para cima

o   Flutuar na água, sozinho, até que chegue ajuda/resgate.

o   Executar essas habilidades de  auto-salvamento aquático, primeiro em uma fralda de natação, em seguida, totalmente vestidos.

Durante as aulas ISR, o instrutor vai colocar o rostinho da criança para baixo, na água, e ajudá-la a aprender a girar o corpo para flutuar. Seu filho nunca permanecerá voltado para baixo por mais de alguns segundos, e seu instrutor está sempre ao lado de seu filho.

Crianças de 12meses – 6anos:

Você já viu isso antes, seu filho anda direto à borda da piscina, pronto para saltar, independente de você estar lá para pegá-lo. Sua confiança está além de suas habilidades. O treinamento da ISR, para crianças entre 1 e 6 anos de idade usa sua confiança para ajudá-los a adquirir competências e habilidades para auto-salvamento.

O instrutor ISR irá trabalhar com as habilidades iniciais do seu filho para ajudá-la a ganhar competência e confiança em torno da água. ISR tem uma paixão profunda pela segurança em água e não vai fazer seu filho exceder esta confiança ou criar qualquer tipo de medo, mas vai educar seus filhos e ensiná-los um ter um respeito saudável pela água.

Nadar-Flutuar-Nadar

Crianças com mais de 1 ano aprenderão as seguintes sequências durante as aulas de auto-salvamento da ISR:

o   Prender a respiração debaixo d’água

o   “Nadar” com a cabeça para baixo

o   Girar o corpo para flutuar, descansar e respirar

o   Girar o corpo novamente de volta para retomar a nadar até chegar à borda da piscina, escada,ou para ser resgatado por um adulto

o   Executar essas habilidades de  auto-salvamento aquático, primeiro em uma fralda de natação, em seguida, totalmente vestidos.

Com essas habilidades, seu filho será capaz de nadar de forma independente e aprender a movimentar-se em seu próprio ritmo para chegar até um ponto seguro como a borda da piscina ou às margens de uma lagoa ou rio.

Hoje existem mais de  400 instrutores certificados pela ISR em todo o mundo –  inclusive no Brasil . Infelizmente, de acordo com o site oficial, nenhum em Brasília – professores de natação, olhem aí! Isso é um nicho de mercado riquíssimo, fica a dica!

[Fonte: Infant Swim Resource e ISR-Brasil]

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!