pam-souza-480x319

A Cia. do Abração, de Curitiba, apresenta o espetáculo O Trenzinho do Caipira – Projeto Villa-Lobos para crianças de todas as idades, na CAIXA Cultural Brasília nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. A montagem nasce do sonho de compartilhar com as crianças a importância e a beleza da música erudita, tendo como referência a obra do maestro e compositor brasileiro.

No roteiro, seis personagens de diferentes regiões do Brasil recebem, simultaneamente, uma misteriosa carta de Villa-Lobos, convidando-os para uma viagem de trem. Por obra do destino – ou da carta que receberam na estação – eles se encontram e constatam que acabam de perder o trem. Este fato provoca uma instabilidade e um questionamento em cada um sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem, o sentido da própria vida. Ao se conhecerem, percebem suas necessidades, os desejos comuns e decidem, então, construir o seu próprio trem.
O “Trenzinho do Caipira” nasce da fusão da obra de Villa-Lobos com seu eruditismo e, por outro lado, sua brasilidade e simplicidade à maneira de fazer obra teatral para crianças. A escolha de Villa-Lobos deve-se ao potencial criativo, multicultural, folclórico e pedagógico de sua obra, qualidades encontradas em poucos eruditos e que devem ser levadas em conta ao compor uma obra infantil.
O projeto traz a soma de diversas linguagens para a construção da cena. O objetivo é usar a vida e obra do músico como fonte de inspiração, para com isso se aproximar do universo da criança, dividindo com ela o gosto por um gênero, às vezes, tão distante de sua realidade. Assim, desmistifica-se o gênio, tirando-o d o inalcançável lugar e o colocando ao pé do ouvido, a fim de tocar o ser criativo de quem vê e ouve.

Apresentação de espetáculo:
Dia 22 de fevereiro de 2013 às 15:30h – apresentação dirigida a escolas públicas.
Dias 23, 24 de fevereiro de 2013, às 17:00 horas
Ingressos R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 a meia entrada.
Classificação indicativa: Livre

Palestra “O Teatro para Crianças e a arte-educação”:
Dia 23 de maio às 18h horas, dirigida a educadores, artistas e interessados.
Oficina “Ludicidade no Teatro para crianças”:
Dia: 23 de fevereiro das 9h às 11h, dirigida a crianças de 8 a 13 anos
Gratuita

Local: Caixa Cultural Brasília – SBS Quadra 4, Lotes 3 e 4
 

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!