Alimentação, Dra. Lara Garcia, Para Crianças, Para Mamães Gestantes

Alfarroba: opção de chocolate saudável para a Páscoa

pascoa-com-chocolate-nao-da-espinha-5-168

Na gravidez e pós-parto eu fiz meu acompanhamento nutricional com a Lara Garcia. Tive a sorte da Júlia nunca ter tido refluxo, e também dei, com a ajuda da Lara, uma mãozinha pra essa sorte ao não consumir, até 0 3º mês de vida da minha filha, alimentos mais pesados, que pudessem aumentar o desconforto de um sistema digestivo imaturo e causar cólicas.

SÓ QUE… Eu sempre gostei de doces, e sempre batia aquela vontade IMENSA de comer um chocolatinho depois do almoço. Foi aí que a Lara me apresentou à alfarroba, o “chocolate vegetal”, que engana super bem (tem gosto de chocolate amargo, e se for feita ao leite, passa fácil por um Alpino) e dá cabo à “fissura”.

Com a proximidade da Páscoa, pedimos a ela mais dicas sobre a alfarroba para manter nossa intenção de oferecer poucos chocolates à Júlia e à Bruna, e repassar as sugestões às leitoras que estejam com a mesma intenção em relação aos seus filhos. Segue o que ela explicou sobre a alfarroba: 

Com a páscoa se aproximando muitas mães tem me perguntado sobre o consumo da alfarroba, conhecida como “ chocolate vegetal”.

A principal diferença entre as duas delícias é que a alfarroba não apresenta cacau e leite em sua composição, podendo ser consumida com segurança por crianças alérgicas à proteína do leite de vaca ou ainda por crianças que são intolerantes à lactose. Já o gosto é muito semelhante ao chocolate preto tradicional e chega a confundir muita gente.

Em termos calóricos, a alfarroba se iguala ao chocolate tradicional, as vantagens nutricionais verificadas dizem respeito ao seu perfil de gorduras; como a ausência do leite garante um teor reduzido de gorduras saturadas, crianças (e adultos) que apresentam aumento dos níveis de colesterol podem se beneficiar da substituição do chocolate tradicional pela alfarroba.

As mães que seguem em amamentação e que precisaram se privar do consumo de leite também se beneficiam do consumo da alfarroba.

A alfarroba é sim uma alternativa saudável para substituir o chocolate na alimentação das crianças com o perfil descrito acima, mas pode ser consumida com segurança por crianças saudáveis como mais uma opção de sobremesa saudável.

Para crianças saudáveis a minha sugestão é o consumo eventual e moderado de chocolate tradicional associado ao consumo de alfarroba, fazendo com que a criança se beneficie das propriedades nutricionais dos dois alimentos.

Vários fabricantes comercializam a alfarroba na forma de bombom recheado, tablete individual, barra e até em pó como alternativa ao achocolatado em pó tradicional. A loja Mundo Verde (Lago Sul e Brasília Shopping) comercializa a alfarroba da marca Carobhouse.

carimbo2_2

Fica a dica para as mães que buscam informações que favoreçam o equilíbrio nutricional.

Feliz páscoa !!

Lara Garcia

11 Comentários

  1. Gabi Sallit

    25 de fevereiro de 2013 at 21:15

    Adorei ver o Dadadá linkado aqui! Obrigada pela delicadeza!
    Não conhecia a alfarroba! Vou pesquisar!
    Bjs!

  2. Natalia

    25 de fevereiro de 2013 at 22:41

    Adorei a dica! Como estou amamentando e meu bebe tem refluxo, gostaria de saber quais alimentos voce evitou. Muito obrigada e parabens pelo blog! Natalia

    1. Mari Oliveira

      26 de fevereiro de 2013 at 10:22

      Pois é, meninas, a alfarroba não é chocolate, mas engana bem, viu?

      Dadadá, eu e Iza somos suas fãs (e da sua saga com a Ana Paula!! Estamos acompanhando e torcendo MUITO!!)

      Natália, durante a amamentação eu deixei de comer alimentos mais pesados e que fermentavam: leite e derivados, feijão, cafeína, ovos, carne vermelha. Abçs!

  3. Cássia Saretta

    26 de fevereiro de 2013 at 18:08

    Olá mulheres, oi Mari querida!!
    Irei comemorar o aniversário do meu filhote de cinco aninhos e gostaria de umas dicas! Por exemplo, qual é um bom lugar para alugar brinquedos, tipo tobogan etc…
    Vocês tem também alguma referência de lugar que faz aqueles bolos lindos, mas que eu não tenha que deixar os meus olhinhos como pagamento? E aluguel de carrinho de cachorro quente, picoca , vocês conhecem algum aqui em Brasília…Enfim, qualquer sugestão é muito bem vinda! O tema da festinha será “homem aranha”! No mais, aproveito para elogiar o blog de vcs que sempre traz informações muuuuito legais e úteis! beijos

    1. Mari Oliveira

      26 de fevereiro de 2013 at 18:41

      Ei Cássia!! Já tô olhando a festa da Júlia também, vamos trocar umas figurinhas!
      Adorei que você comentou aqui!
      Bjs!

  4. Sabrina Mix

    28 de fevereiro de 2013 at 20:10

    Tem ovo de Páscoa de alfarroba?

    Beijos e sucesso!!!

  5. Ítala

    20 de março de 2013 at 23:48

    Amei esse texto! E já vou procurar aqui na minha cidade. Minha filha de 1 ano e 8 meses tem intolerância a lactose e estou sofrendo c as sextas-feiras na escolinha …. lá fazem o dia da guloseima e como ela n come goloseimas, na sexta chega sempre dps do intervalo … mas na páscoa queria dar um pouco de chocolate, já. q os primos ganharao ovos…
    obrigada pela ajuda!!!

    1. Iza Garcia

      21 de março de 2013 at 11:13

      Que bom que você gostou, Ítala! Aproveite a dica e boa páscoa!!!

Comente!