Foto do site da Fundação Athos Bulcão

Esta é uma dica muito legal do blog Quadrado Brasília: a empresa brasiliense Tríade Patrimônio Turismo Educação vem organizando em escolas públicas um programa de educação patrimonial que envolve educação por meio de artes visuais, tendo como foco as obras de Athos Bulcão integradas à arquitetura. As visitas guiadas levam as crianças a conhecerem os azulejos de Athos em locais como a Igrejinha, o Parque da Cidade, a Torre de TV e o Teatro Nacional.

Estão incluídas nas visitas aulas de como os azulejos foram criados, exercícios com música e artes visuais, onde as crianças aprendem a visualizar nos azulejos conceitos como repetição e pausas, e em uma segunda fase do trabalho, as crianças são estimuladas a percorrer o mesmo caminho de composição estética do artista – cortando, colando, compondo e recompondo com as próprias mãozinhas.

Segundo as informações do Quadrado Brasília, particulares também podem organizar grupos para fazer esse passeio – o que pode ser uma excelente pedida para as férias escolares, para grupos de amigos e para quem recebe turistas na cidade, por exemplo. O grupo tem que ter pelo menos 22 pessoas e a inscrição custa R$ 50 por cabeça.

 

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!