Para Mamães, Para Mamães Gestantes

Chá Weleda da Mamãe e outras dicas para amamentação

Chá Weleda da Mamãe e outras dicas para amamentação  Eu já contei pra vocês que tive muitas dificuldades para amamentar (snif!) e que a partir do 2º mês da minha filha Bruna, o leite passou a diminuir, acabando quando ela tinha 5 meses (snif, snif!)

Dos 2 ao 5 meses da Bruna, quando passei a complementar a amamentação com fórmulas, eu usei inúmeros truques para tentar (em vão!) aumentar o leite. Embora eu não procedesse com muito otimismo sobre a eficácia de parte do que eu fazia, eu fazia mesmo assim, numa esperança triste de evitar que o leite acabasse antes do prazo que eu havia estipulado para o desmame.

Dentre as maluquices que fiz, rolou medicamentos (que não acho prudente indicar aqui), cerveja preta, pamonha e outras delícias de milho, além de simpatias (risos), massagens e a utilização de bombas de leite elétricas e manuais.

Por ser solidária às mães que estão passando por isso, venho compartilhar alguma dicas que recebi, de uma amiga que eu adoro (Raquel!) que está utilizando e gostando do Chá Misto da Mamãe, da Weleda, e da Mari Oliveira, que conseguiu reverter a queda da produção de leite e amamenta até hoje (novembro de 2012).

O Chá é indicado para mães em fase de lactação, já que a fórmula sem aromas artificiais contém delicadas especiarias que estimulam a produção de leite materno: funcho, alcarávia, erva-doce e urtiga maior.

Orgânico, rico em vitaminas e sais minerais, o produto ainda promete ter propriedades digestivas para o bebê e para a mulher (auxiliando a volta para o antigo peso).

Vale lembrar que a Weleda utiliza apenas produtos de origem 100% natural, obtidos do cultivo de matérias primas por métodos orgânicos… e que a linha Calêndula para bebê (que também contém camomila) não possui corantes, conservantes ou fragrâncias artificiais.

No caso da Mari, a produção dela começou a cair quando nasceram os primeiros dentes da Júlia, por volta dos 4 meses. Como ainda estava de licença em casa, e com tempo para a livre demanda (que estimula muito a produção de leite), nessa fase ela só se tratou com acupuntura (com a Drª Érika Nery, que já indicada aqui no site).  Deu muito certo, e ela conseguiu manter a produção até a Júlia completar 7 meses, quando a Mari precisou voltar ao trabalho. Como a Júlia ainda não estava aceitando papinhas direito, a Mari precisou de um reforço GRANDE na produção, porque precisava deixar leite congelado em casa. Aí entraram as bolinhas de alfafa – a “fórmula da amamentação”, que a Mari comprava na farmácia Herba Mater, na 311 norte. Além disso, ela conta que pegou uma garrafa de 1,5L de Coca-Coca, lavou, e enchia de água todo dia, e se obrigava a beber aquela água toda, todo dia (muita água também estimula a produção de leite). Outras dicas que deram certo para a Mari, além da água e chás: suco de uva integral, broto de alfafa e derivados de milho.

A Mari amamenta a Júlia até hoje, aos 18 meses. Ela já não toma mais nada, porque a demanda da Júlia hoje em dia é bem pouca. Mas recomenda muito todas as dicas que usou acima!

20 Comentários

  1. Priscila

    29 de novembro de 2012 at 08:20

    Nunca precisei dessas coisas, mas acho válido testar quem precisa né?
    Eu tenho muito leite e tive no 1º filho também, mas acredito que seja por muita ingestão de água, eu sempre tomei e qd estou amamentando acabo tomando muito mais.
    bjs

  2. Dani

    30 de novembro de 2012 at 11:45

    Nossa adorei! Tb tive muitos problemas com amamentação e na época não consegui nada pra ajudar, alem da cerveja preta, da pamonha e de claro muita agua…mas essas não foram suficientes…da proxima vez irei testar essas aki!
    bjs

  3. Isabella

    3 de dezembro de 2013 at 07:02

    Olá,
    Também estou na mesma situação, hoje o meu bebê está com 47 dias, e eu acho que está diminuindo, até porque meu seio não fica estourando de leite, já fiz algumas coisas para ver se aumentava, mas não senti muita diferença, agora comprei esse chá, será minha ultima tentativa, estou aguardando chegar.. Depois conto para vocês se realmente fez diferença pra mim..
    Bjs

    1. Bruna

      8 de janeiro de 2014 at 14:59

      Olá Isabella, também estou na mesma situação que você a um mês atras, mas meu leite diminuiu (e muito) por stress (problemas na familia =/
      Queria te perguntar se realmente funcionou o chá? viu diferença na produção de leite?
      Me ajuda amiga, estou desesperada!!
      Beijos*

  4. lidia

    18 de fevereiro de 2014 at 13:23

    Meninas estava com meu leite secando, o meu baby só tem 1 mês entrei em desespero até q minha irmã leu e me indicou o chá da mamãe e até agora só tomei 4 saches e meu leite chega jorrar…realmente funciona.

    1. Mari Oliveira

      18 de fevereiro de 2014 at 17:26

      Que bom, Lidia! Muito leitinho pra você!!

  5. Rafaela

    24 de maio de 2014 at 10:26

    Bom dia, adorei as dicas.. Minha filha está com 3 meses e sinto que minha produção deu uma diminuída, gostaria de saber onde eu encontro essas bolinhas de alfafa? Como elas são? Obrigada

    1. Mari Oliveira

      25 de maio de 2014 at 01:08

      Em Brasília, você encontra na farmácia Herba Mater, 311 norte. Peça pela “fórmula da amamentação”.
      Boa sorte!

  6. Débora Abreu

    18 de junho de 2014 at 23:51

    Meu filho tem 33 dias , no hospital ele precisou tomar complemento, tinha leite mas não era o suficiente, qd tive alta tentei não da, mas ele chorava muito, agora ele toma 120ml, estou lendo sobre tudo para aumentar a produção, meu sonho e amamentar o máxima possível, o meu primeiro filho tb mamiu muito pouco, quero saber onde comprar se vende em farmácias ou só pela Internet, bjsss

    1. Mari Oliveira

      19 de junho de 2014 at 20:05

      Débora, você acha em farmácias de produtos naturais! Boa sorte!

  7. Juliane

    1 de julho de 2014 at 21:21

    Meninas gostaria de saber aonde compro esse chá da mamãe em Goiânia. Obrigada

    1. Mari Oliveira

      1 de julho de 2014 at 23:45

      Não sabemos… Tente olhar no site da Weleda, link “Onde Comprar”: http://www.weleda.com.br/
      Boa sorte! Beijos!

  8. Juliane

    3 de julho de 2014 at 01:30

    Consegui comprar o chá da mamãe. Vocês sabem dizer quanto tempo p fazer efeito? E quanto de chá toma por dia? Obrigada

  9. Cristiane Costa

    7 de julho de 2014 at 19:35

    Olá, Iza!
    Adorei as dicas! Meu filhote completa 7 meses amanhã. Já toma suco pela manhã, almoça papinha salgada e lancha. Mas ainda mama na parte da manhã, à noite e pelo menos 1 vez na madrugada. Mas como já faz as refeições, tem mamado menos e com isso a minha produção de leite caiu demais, está quase secando!! Aqui perto de casa a farmácia de manipulação faz cápsulas de alfafa (250 mg) e recomendo tomar 1 cápsula 2x ao dia. Ainda vai fazer 1 semana que estou tomando, mas não sinto diferença. Vou comprar o chá também. Queria saber a quantidade de bolinhas de alfafa e do chá que a Mari consumia por dia. Quero muito deixar leite pro Miguel e ter leite suficiente para ele mamar …
    Obrigada!

    1. Mari Oliveira

      8 de julho de 2014 at 01:14

      Oi Cristiane! Eu tomava MUITAS bolinhas de alfafa! Não seguia a recomendação do vidro, que se não me engano mandava tomar 3x ao dia. Pois eu tomava quase de 3 em 3hrs! Assim sustentava bem a produção e eu conseguia extrair leite para congelar depois que voltei a trabalhar.
      Boa sorte!

  10. Cristiane Costa

    8 de julho de 2014 at 13:34

    Oi, Mari! Vou fazer isso! Água eu bebo bastante, mas vou experimentar o chá também.
    Beijos e saúde para você e sua filha!

  11. Danielle

    17 de outubro de 2014 at 21:00

    Comecei a usar o chá hoje é minha dúvida é quantos saquinhos por dia devo tomar? E eu ainda bebo 4L de água por dia! Obrigada! Bjs

  12. Sabrina

    28 de dezembro de 2014 at 15:39

    Minha filha fez 3 meses há 1 semana e meu leite reduziu muito! Comecei a tomar os glóbulos de alfafa há 2 semanas mas não fez efeito ainda! Estou muito triste e insegura por isso! Recebi a orientação de tomar 5 bolinhas por dia.
    Você saberia informar com quanto tempo faz efeito?!
    Obrigada
    Um beijo!

    1. Mari Oliveira

      1 de janeiro de 2015 at 21:41

      É que cada organismo é um, Sabrina… Vai fazer efeito sim! Confie!
      Boa sorte!

    2. Cristiane Costa

      6 de janeiro de 2015 at 18:58

      Sabrina, não se angustie tanto. Li que com o passar dos meses os seios já não ficam tão cheios de leite e vazando, porque nosso organismo se adequa a demando do bebê. Fique calma, pois o estresse e a ansiedade fazem diminuir a produção de leite. Sua filha continua com amamentação exclusiva? Procure beber bastante líquido e relaxar. Sei que a correrua do dia-a-dia não é fácil, mas tente descansar sempre que puder. A alimentação também é super importante. O arroz com feijão não deve faltar. Curta bastante o tempo que em que estiver amamentando. Vai dar tudo certo! Bjs.

Comente!