De 1° a 11 de novembro acontece em Brasília  o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil.

Um dos objetivos do festival é estimular a produção brasileira de filmes direcionados ao público infantil e juvenil. A programação apresenta, além das produções, debates, oficinas e eventos especiais para crianças e suas famílias.

A programação do FICI é muito animada – eu arrisco até a dizer “profissionalizante”  (dadas as devidas proporções, claro), com atrações especiais que prometem fazer a criançada curtir muito todo o universo do cinema, e quem sabe, já ir pensando numa futura profissão (eu comecei a pensar em ser tradutora quando era bem nova, quando meus pais me deixaram assistir à cobertura do Oscar pela primeira vez na Globo, suuuuper tarde da noite, e eu vi que tinha uma moça que ia traduzindo tudo por cima da fala original dos apresentadores). Vamos à programação do FICI:

– PROGRAMA COMKIDS GREEN

Neste momento em que os temas relacionados ao meio ambiente estão cada vez mais urgentes, o ComKids torna-se Green, ou seja, verde! Por isso, foi preparada uma sessão especial para as crianças que forem ao FICI 2012. Conteúdos que emocionam e que falam sobre a proteção das fontes de água, das florestas e a preservação das matas e dos animais foram cuidadosamente selecionados pela equipe, vindos do Festival PrixJeunesse Íberoamericano. O pessoal do Comkids acha importante ter uma atitude ecológica frente à vida e respeitar, proteger e admirar o planeta em que vivemos. Nada como um filme ou um pequeno vídeo que fale sobre estes temas tão importantes de forma divertida! Mais informações sobre o ComKids:
www.comkids.com.br

– DUBLAGEM AO VIVO

O segredo por trás dos filmes, revelado em uma experiência única. Nessa atração, aprecia-se a competência dos profissionais de dublagem, que num piscar de olhos, são capazes de mudar vozes, personalidades e vivências.  Uma oportunidade imperdível! Ver e saber como é feita uma dublagem é mostrar uma face escondida do cinema, valorizando e reconhecendo este extraordinário trabalho.

– O PEQUENO JORNALISTA

Assistir ao filme e depois falar a respeito: este é um dos maiores prazeres que o cinema proporciona. Contar detalhes da história sem revelar o seu desfecho, descrever os personagens, o cenário, as músicas. Criticar o filme e indicá-lo ou não, justificando a sua opinião. Quase todo mundo faz isso, mas há pessoas que trabalham nisso – os jornalistas. Durante essas sessões especiais, o público infantil compartilha a exibição com um profissional de imprensa, que conta como trabalha e compartilha comentários sobre o que acabaram de assistir. O desdobramento deste encontro é uma atividade escrita, onde cada criança é um pequeno jornalista que escreve, expondo suas idéias e opiniões. A sessão ‘O Pequeno Jornalista’ será realizada com os filmes “Zarafa” de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, “Meu Nome é Kalam” de Nila Nadhab Panda e “Tony 10” de Mischa Kamp.

– O PEQUENO CIENTISTA

Os filmes costumam ter detalhes que despertam a nossa curiosidade. Aí a gente pensa em como seria bom ter um especialista por perto, para explicar esses detalhes e esclarecer  as nossas dúvidas. O público do ‘Pequeno Cientista’ tem esta sorte. Cientistas convidados participam das sessões e generosamente compartilham seu conhecimento, aumentando a compreensão a respeito do que está sendo visto e o prazer da descoberta que um bom filme pode proporcionar. A sessão ‘O Pequeno Cientista’ será realizada com o filme “A Chave dos Campos” de Claude Nuridsany e Marie Pérennou.

A programação completa dos filmes do FICI em Brasília e das atrações acima está AQUI.

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!