O termo “Busy bag” equivale a uma bolsinha (mochila etc) para coisinhas que deixarão seu filho ocupado em restaurantes, no carro, no avião, em antessala (ggrrr, esse Novo Acordo…) de consultórios médicos e lugares onde não existe distração para as crianças.

É certo que existem brinquedos em forma de bolsinha com jogos, giz/lápis + papel e coisas semelhantes já prontinhos para distrair as crianças nessas oportunidades. Mas é mais certo ainda que as crianças enjoam rápido dos brinquedos e que algo DIY é mais interessante (e barato!).

Dando uma googlada, é possível encontrar muitos sites que ensinam a fazer brinquedinhos para a Busy Bag (Ex.: AQUI, AQUI e AQUI), mas as mães menos habilidosas podem simplesmente selecionar brinquedos menores e leves para encher uma bolsa ou mochila. Os objetos, no entanto, precisam ser interessantes e interativos para garantir a distração pelo tempo necessário.

Acima, compartilho algumas idéias para inspirá-las. Notem que é bacana carregar massinha, jogos (de memória , inclusive) e é muito fácil montar brincadeiras com cartelas de tinta (distribuídas gratuitamente em lojas especializadas) ou EVA.

E a principal dica a esse respeito é: não ofereça a Busy Bag em muitas oportunidades. Reserve esse “truque” só para aqueles momentos de pânico que é realmente necessário manter a criança quietinha. Do contrário, quando a Busy Bag for oferecida, a criança já não achará tanta graça.

 

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".