Dia das Bruxas ou do Saci?

Foto DAQUI 

Dia das Bruxas ou do Saci?

Este post foi suscitado por esta matéria do excelente site Educar para Crescer, da Editora Abril.

É cada vez mais comum que as crianças brasileiras (em idade escolar ou não) comemorem o Halloween – como dissemos AQUI, nossas filhas foram convidadas para festinhas de Halloween este ano. Sua origem é como uma data pagã que celebrava a passagem de ano e quando se acreditava que os mortos voltavam para visitar seus familiares. A relação da data com as bruxas teria começado na Idade Média, com as perseguições a quem não seguia a religião cristã. Quem participasse dessa festa era tido pela Igreja como bruxo/bruxa.

Enfim, é uma data que não temos no Brasil, um país de maioria cristã, que segue o calendário católico, e adota o dia 2 de novembro como data para  relembrar os mortos (o Dia de Finados). Mas o fato é que Halloween é bastante conhecido por conta de filmes e escolas de idiomas que sempre comemoram a data.

O site Educar para Crescer traz um questionamento pertinente: até que ponto é interessante para as crianças participarem de uma manifestação cultural estrangeira?

Segundo o site, “voltar às atenções no mês de outubro para o Dia das Bruxas é realmente um problema. É preciso ter cuidado e lembrar às crianças que, originalmente, esta data não faz parte da nossa história e tradição. Integrar o inglês com as demais disciplinas, proporcionando discussões que vão além da comemoração do Halloween, é uma boa maneira de não enaltecer a data de forma prejudicial. É interessante estudar inicialmente a própria cultura, para depois conhecer as demais. Realizar um projeto sobre o folclore brasileiro aproxima as crianças da cultura brasileira e ajuda a introduzir a questão da americanização.”

Para fazer “resistência pacífica” ao Halloween, o Governo do Estado de São Paulo decretou, em 2005, o Dia do Saci, no mesmo dia 31 de outubro. A iniciativa foi uma forma de valorizar a cultura brasileira e tentar coibir a americanização  – já que, no imaginário do Brasil, o Saci é um símbolo.

A data é celebrada todos os anos pela Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci). De acordo com a associação, eles não têm a intenção de barrar a comemoração do Halloween. “Cada vez mais as crianças fazem cursos de inglês e, por meio deles, o Dia dos Bruxas foi difundido no país. Não temos a intenção de lutar contra a cultura de outros povos, apenas lutamos a favor da nossa”, dizem.

E vocês, o que acham disso?

Fontes: Educar para Crescer, Wikipédia, G1. 

 

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!