Reflexões

Dia das Bruxas ou do Saci?

Dia das Bruxas ou do Saci?

Foto DAQUI 

Dia das Bruxas ou do Saci?

Este post foi suscitado por esta matéria do excelente site Educar para Crescer, da Editora Abril.

É cada vez mais comum que as crianças brasileiras (em idade escolar ou não) comemorem o Halloween – como dissemos AQUI, nossas filhas foram convidadas para festinhas de Halloween este ano. Sua origem é como uma data pagã que celebrava a passagem de ano e quando se acreditava que os mortos voltavam para visitar seus familiares. A relação da data com as bruxas teria começado na Idade Média, com as perseguições a quem não seguia a religião cristã. Quem participasse dessa festa era tido pela Igreja como bruxo/bruxa.

Enfim, é uma data que não temos no Brasil, um país de maioria cristã, que segue o calendário católico, e adota o dia 2 de novembro como data para  relembrar os mortos (o Dia de Finados). Mas o fato é que Halloween é bastante conhecido por conta de filmes e escolas de idiomas que sempre comemoram a data.

O site Educar para Crescer traz um questionamento pertinente: até que ponto é interessante para as crianças participarem de uma manifestação cultural estrangeira?

Segundo o site, “voltar às atenções no mês de outubro para o Dia das Bruxas é realmente um problema. É preciso ter cuidado e lembrar às crianças que, originalmente, esta data não faz parte da nossa história e tradição. Integrar o inglês com as demais disciplinas, proporcionando discussões que vão além da comemoração do Halloween, é uma boa maneira de não enaltecer a data de forma prejudicial. É interessante estudar inicialmente a própria cultura, para depois conhecer as demais. Realizar um projeto sobre o folclore brasileiro aproxima as crianças da cultura brasileira e ajuda a introduzir a questão da americanização.”

Para fazer “resistência pacífica” ao Halloween, o Governo do Estado de São Paulo decretou, em 2005, o Dia do Saci, no mesmo dia 31 de outubro. A iniciativa foi uma forma de valorizar a cultura brasileira e tentar coibir a americanização  – já que, no imaginário do Brasil, o Saci é um símbolo.

A data é celebrada todos os anos pela Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci). De acordo com a associação, eles não têm a intenção de barrar a comemoração do Halloween. “Cada vez mais as crianças fazem cursos de inglês e, por meio deles, o Dia dos Bruxas foi difundido no país. Não temos a intenção de lutar contra a cultura de outros povos, apenas lutamos a favor da nossa”, dizem.

E vocês, o que acham disso?

Fontes: Educar para Crescer, Wikipédia, G1. 

 

Comente!