No ano passado, +- nesta época, uma frase minha no Facebook foi bastante compartilhada: “Cosme e Damião, mantenham doces e guloseimas longe da minha criança. Para sempre. Amém”.

Neste ano, eu também torço para que doces, açúcares, conservantes e corantes, empirulitados ou em forma de balinha, não sejam oferecidos à minha filha.

E para famílias católicas que entram na brincadeira e homenagem aos santos Cosme e Damião (o dia deles é celebrado em 26 de setembro), eu sugiro que ofereçam gostosuras saudáveis. As mamães das crianças que irão receber os doces vão gostar e os “anjos que protegem os dentes das crianças que os escovam muito mal” agradecerão!

Algumas dicas do blog do Mundo Verde (nosso parceiro aqui no RB):

  • Cookies Integrais:além de saborosos, são fontes de energia, fibras, vitaminas e minerais. Ótimos substitutos dos biscoitos tradicionais, que são altamente calóricos, pobres em nutrientes, contêm alto teor de gorduras saturadas e trans, além de serem elaborados com ingredientes refinados.
  • Chocolate à base de soja:adoçados com açúcar orgânico, isentos de colesterol, lactose e glúten. Os chocolates convencionais contêm alto teor de colesterol, açúcares e gorduras saturadas.
  • Barras de frutas:barra totalmente natural feita com frutas e castanhas. Sem corantes, conservantes e açúcar. Rico em fibras.
  • Snacks Integrais:ao contrário dos tradicionais, os snacks integrais são assados, ricos em fibras e livres de corantes artificiais.
  • Brownie de Soja:deliciosa opção de sobremesa, com a vantagem de ser rico em fibras, vitaminas e minerais. Sem lactose e glúten.
  • Frutas secas:crocantes, sem adição de açúcar e conservantes, mantendo as características nutricionais, como os teores de vitaminas, minerais e fibras contidos nas frutas.
  • Paçoca de Soja:além de saborosa, é nutritiva. Fonte de vitaminas do complexo B e fibras.
  • Sucos de frutas orgânicas: sem adição de conservantes e corantes. Isentos de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.

 

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".