Educação, Reflexões

1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília

Que tal comemorar o Dia das Crianças de um jeito diferente?

Vem aí a 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília! Dia 30 de setembro, no Jardim Botânico de Brasília.

O Dia das Crianças vem chegando, e muitos pais já sabem o que os espera: lojas lotadas, gastos astronômicos e, muitas vezes, mais um brinquedo que em breve será esquecido em um canto do armário…

Nestes tempos em que algumas famílias estão endividadas e o planeta pede socorro, repensar nossos hábitos de consumo é uma atitude mais do que necessária – é urgente. É por isso que o movimento Infância Livre de Consumismo  e o Instituto Alana estão propondo uma atividade diferente para este Dia das Crianças: a realização de Feiras de Troca de Brinquedos.

Serão cerca de 30 feiras espalhadas pelo país, totalmente realizadas por voluntários, em cidades como Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Manaus. Em Brasília, a feira será realizada no dia 30 de setembro (um domingo), das 9 às 12 horas, no Jd. Botânico de Brasília (caso chova, a feira será realizada na Casa de Chá do Jardim Botânico). É um evento aberto e toda a comunidade está convidada!

Quem quiser participar só precisa levar um brinquedo em bom estado que possa ser trocado com outra criança. As crianças deverão também levar um lanche saudável, suco, água, frutas, e participar de um gostoso piquenique. Haverá também plantio de árvore, educação ambiental, artes, contação de história, história cantada, teatro, capoeira, circo, atividades de solo e muito mais! A Feira contará com o seguintes colaboradores na realização das oficinas e atividades: Jardim Botânico, Cia Athletica, Associação Cultural Saracura, Alessandra Roscoe do “Uni Duni Ler” e Juliana Maria do Projeto “Roedores de Livro”, teatro com Raquel Capucci e Tasso Jungmann da “Sharanga Produções”.

A ideia é refletir sobre nossos hábitos de consumo, e também despertar a criançada para essa reflexão. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o que é mais gostoso na infância: brincar!

Serviço:

1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília
Dia 30 de setembro, das 9 às 12 horas, no Jardim Botânico de Brasília
https://www.facebook.com/1aFeiraDeTrocaDeBrinquedosDeBrasilia
Informações: Raquel Fuzaro
e-mail: raquel@fuzaro.net.br

Jardim Botânico de Brasília
Endereço: Setor de Mansões Dom Bosco, Conjunto 12, Lago Sul Telefone: (61)
3366-2141 | 3366-4482

  1. Paloma Varón

    22 de setembro de 2012 at 08:38

    Demais esta feira! Queria estar aí para participar, mas vou me deliciar com os relatos de vcs.
    Beijos

  2. Raquel Fuzaro

    22 de setembro de 2012 at 14:32

    Olá!
    A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, será no Jardim Botânico, dia 30/09, DOMINGO, das 9 às 12h.
    A programação está a cada dia melhor!
    Contaremos com diversas oficinas: plantio de árvores, artes, teatro, contação de história e história cantada, capoeira, aulas de circo, brincadeiras animadas e finalizaremos com um piquenique coletivo!!!
    CASO CHOVA, TEREMOS ÁREA COBERTA PARA AS ATIVIDADES!
    As crianças devem levar um brinquedo que não brinca mais, com etiqueta e nome, para trocar por outro.
    Levem também uma cesta de piquenique com fruta, suco, água e sanduiche para montarmos um grande piquenique.
    Vamos fazer uma bela manhã de brincadeiras e trocas…
    CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS!
    beijos,

  3. Júnior

    25 de setembro de 2012 at 14:17

    o endereço fica em que QI ? 23?

    1. Mari Oliveira

      25 de setembro de 2012 at 14:49

      O endereço do Jardim Botânico é SMDB conj. 12 Lago Sul.
      Para chegar, a partir da Rodoviária, toma-se ônibus urbano ou, de carro, pega-se a L2-Sul, entrando à esquerda na primeira ponte para o Lago Sul, onde deve-se fazer o retorno e ir até a QI 23, dobrando à direita na pista para o Jardim Botânico (sentido Escola Fazendária). Basta ficar atento à sinalização para se chegar À entrada principal, que fica à direita. (fonte: http://www.eco.tur.br/ecoguias/planalto/areas/jrdbotanico.htm)

  4. 2ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília — Roteiro Baby

    26 de setembro de 2013 at 10:21

    […] A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília aconteceu no ano passado, foi um sucesso… e será repetida neste ano! […]

Comente!