Coletivo de mães participa de seminário sobre consumismo infantil na Câmara Federal

O coletivo de mães “Infância Livre de Consumismo” (ILC), pró-regulamentação da publicidade infantil, participa, no dia 09/08, do 1º Seminário Infância Livre de Consumismo, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O objetivo do encontro é debater uma “proteção legislativa da criança frente aos apelos mercadológicos”.

Ana Claudia Bessa, empresária, ativista ecológica e colaboradora do coletivo, vai representar as mães na “Mesa 1”, programada para começar às 10h30. Com mediação da senadora Marta Suplicy (PT/SP), a mesa debaterá a proteção especial e integral da infância frente aos apelos de consumo.

“Temos leis que apóiam a infância, mas elas não estão sendo capazes de coibir os abusos da publicidade, que se baseia numa autorregulamentação inócua que nos prova, todos os dias, que os interesses financeiros estão acima de qualquer interesse que defenda e proteja as crianças. E agora nós entramos no debate para ficar e exigir que o Estado faça a sua parte, regulamentando a publicidade infantil no Brasil”, diz Bessa.

Também participarão desse debate o Instituto Alana, o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Inês Vitorino, professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia, da Universidade Federal do Ceará, e Ilan Brenman, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e autor de diversos livros infantojuvenis.

Coletivo ILC

Em quatro meses de atividades, o ILC já tem mais de 6 mil “curtidores” no Facebook e ganhou apoios importantes, como o do próprio Instituto Alana e do Idec, e de teóricos da comunicação como Telma Vinha, Edgard Rebouças, Laurindo Leal Filho e Venício Lima.

O objetivo do grupo é socializar informações sobre os danos provocados pela publicidade dirigida às crianças e os impactos na vida das famílias, da sociedade e no meio ambiente. Além disso, gera aprendizado sobre as possibilidades de regulamentação da propaganda dirigida à infância.

Mais informações estão no site mantido pelo ILC.

Contato: Natalie Catuogno (11) 8523-3091

Autoria de Iza Garcia

“Já quis ser ‘médica de criança’, pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou “MÃE DA BRUNA” e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira”.