Semana Mundial da Amamentação

Semana Mundial da Amamentação

A partir de amanhã, 1º de agosto, até 7 de agosto, entidades de saúde, Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, Sociedades de Classe e ONGs defensoras do aleitamento materno celebram a Semana Mundial da Amamentação. Essas celebrações ocorrerão em 120 países e fazem parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

A OMS – Organização Mundial de Saúde – tem entre suas ações aquelas voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF, resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

Aqui, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.

O tema deste ano é: “Compreendendo o passado – planejando o Futuro: Comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/UNICEF para Alimentação de Lactentes e Crianças na Primeira Infância”. 

Brasília é referência mundial em amamentação: http://www.youtube.com/watch?v=6rVfyQ7IEjs

Aqui no DF a Secretaria de Saúde (SES-DF) irá mobilizar os profissionais de saúde para atividades locais nas Regionais de Saúde com um evento público dia 5 de agosto, às 9h, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, próximo ao Parque Ana Lídia, para a divulgação do tema “Amamentar Hoje é Pensar no Futuro”. 

Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, Miriam Santos, a programação no parque da cidade deverá reunir pelos menos mil pessoas. “Queremos demonstrar que no DF as mulheres amamentam e pensam na saúde de seus filhos”, afirma a médica. A coordenadora ainda informa que mães de outras cidades terão ônibus gratuito à disposição para levá-las ao parque da cidade, onde terão oportunidade de obter informações sobre a importância da amamentação. O evento será realizado pela SES-DF, com apoio do Corpo de Bombeiros do DF, Rotary Clube Taguatinga Norte e Lions Clube Brasília Taguatinga. (Fonte: Brasília em Tempo Real)

Nós também apoiamos esta causa! 

O selinho acima está na fanpage do Roteiro Baby para ser compartilhado no facebook!

‘A realidade é que a amamentação é fundamentalmente contato, conexão, braços, silêncio, intimidade, amor, doçura, repouso, permanência, sono, noite, solidão, fantasia, sensibilidade, olfato, corpo e intuição, ou seja, tudo é muito distante das receitas pediátricas e de todos os “deve ser” que pretendemos cumprir no papel de mães.’

Gutman, Laura. Livro: A revolução das mães: o desafio de nutrir aos nossos filho, pg 99-101

Tradução: DAQUI

 

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!