Reflexões

Por que as crianças não obedecem ao não?

Por que as crianças não obedecem ao não?
 

Por que as crianças não obedecem ao não?

Sou fã da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, colunista regular do caderno Equilíbrio, publicado pela Folha de São Paulo, e que durante um tempo teve um quadro no Fantástico chamado NeuroLÓGICA.

Muito antes de estar grávida, ou até de pensar em engravidar, assisti a este vídeo super interessante, onde Suzana explica porque as crianças têm tanta dificuldade em obedecer a ordens iniciadas com a palavra ‘não’. A resposta está no córtex pré-frontal, a parte da frente do cérebro, bem atrás da testa. Entre muitas outras coisas, ela é responsável por impedir que a gente responda a estímulos de forma automática, sem pensar. O problema é que essa parte do cérebro só amadurece na adolescência. E enquanto ela não está madura, a criança responde ao que vê e ouve, fazendo o que dá na telha.

Às vezes até cérebros adultos têm dificuldade de obedecer a um não. E Suzana prova com um teste simples: Não pense em um elefante cor-de-rosa!

Conseguiu?

Aposto que não.

A imagem de um elefante cor-de-rosa é ativada automaticamente no seu cérebro quando você ouve essas palavras.

A dificuldade da criança é parecida. Por isso, a dica da neurocientista é: dê ordens positivas! Não é para deixar de educar nossos filhos, mas em vez de dizer “Não chupe o dedo”, por exemplo, diga “Tire o dedo da boca” (essa ordem específica tem funcionado muito bem aqui em casa!)

As palavras finais de Suzana reafirmam: Você que é adulto pode controlar seu ímpeto de dizer não. Dê ordens positivas e ajude o cérebro da criança a obedecer. 

Vamos tentar?

  1. Carol Bedê

    22 de julho de 2012 at 08:43

    a-do-rei a dica! Vou começar desde já! beijos

    1. Iza Garcia

      23 de julho de 2012 at 19:00

      Que bom, Carol.
      Boa sorte.
      Iza

  2. Melodia Moreno Hirata

    11 de abril de 2014 at 18:37

    Mari, adoreiii seu texto!!! Se quiser publicar lá no blog será um prazer!!! Obrigada por compartilhar comigo!!! Adorei!!! =)

Comente!