Já começou, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O evento será realizado até 22/06 e é assim chamado porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). O objetivo é contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Os Major Groups são as nove categorias principais da sociedade classificadas pela ONU em 1992 para ajudar os governos a atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. Todos os Major Groups enviaram representantes para a Conferência, e um deles, o de Crianças e Jovens, tem se reunido em eventos paralelos para discutir os temas ambientais também!

Temas como consumismo infantil e o futuro das próximas gerações estão na pauta do Major Group de Crianças e Jovens. Já antes do início oficial da Conferência, de 7 a 12 de junho, aconteceu a Youth Blast – evento oficial do Major Group de Crianças e Jovens, com programação diversificada como oficinas, palestras e treinamentos. Eram esperados mais de 2000 jovens, e ao fim do evento foi produzido um documento com o posicionamento oficial do grupo sobre sustentabilidade, a ser apresentado durante a Rio+20. As propostas da juventude podem ser lidas AQUI.

Dia 13/06, o Instituto Alana, ONG que atua na defesa dos direitos da criança e adolescente, realizou evento oficial paralelo às reuniões preparatórias da Rio+20 com o tema ‘Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade’.  O objetivo era debater a relação entre consumismo infantil e sustentabilidade, uma vez que os padrões de consumo atuais interferem na exploração dos recursos naturais e na quantidade de lixo produzido.

Famílias que moram no Rio de Janeiro ou estão visitando a cidade na próxima semana também podem levar as crianças para visitar o evento e inseri-las no contexto de conscientização ecológica de uma maneira divertida, participando das atividades paralelas à conferência, que vão rolar na cidade neste período. Para tanto, sugerimos que vejam a AGENDA que o Blog 1001 Roteirinhos publicou AQUI.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".