O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está promovendo um concurso muito interessante, para crianças brasileiras que vivem no exterior.

O III Concurso de Desenho Infantil “Brasileirinhos no Mundo” visa a promover e divulgar o interesse pelo Brasil e sua história entre o público infantil brasileiro residente no exterior. Com o tema “Meu capítulo favorito da História do Brasil”, os desenhos deverão explorar o modo como o menor brasileiro recorda ou imagina episódios e/ou personagens da história do Brasil antiga, moderna ou contemporânea.

Poderão inscrever-se no Concurso cidadãos brasileiros que residam no exterior e que tenham, na data da inscrição, entre 6 e 11 anos de idade.

As inscrições deverão ser feitas por e-mail intitulado “Inscrição – Prêmio de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo” para o seguinte endereço eletrônico: brasileirinhos@itamaraty.gov.br.

Cada concorrente poderá participar com apenas um desenho.

Os desenhos poderão ser desenvolvidos em todas as modalidades (aquarelas, guaches, marcadores e outras mídias) e utilizando todas as técnicas (colagens, tecidos e materiais diversos, entre outros), devendo ser apresentados em papel de desenho, de qualquer tipo, de formato A3. Recomendam-se mídias outras que não lápis de cor. O desenho também deverá ser, obrigatoriamente, inédito. (entende-se por inédita a obra não editada e não publicada, parcialmente ou em sua totalidade, em qualquer meio de comunicação).

O envelope com o desenho deverá ser enviado para qualquer Consulado ou Embaixada do Brasil no país de residência do candidato ou repartição brasileira no exterior que tenha acesso desimpedido, constando do envelope de encaminhamento a indicação Prêmio de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo, valendo a data de recebimento no Consulado ou Embaixada. Todos os trabalhos deverão ser identificados no verso do desenho com o nome do autor e cidade de residência. Não deverá haver identificação do autor no desenho em si. Os trabalhos deverão ser entregues devidamente acondicionados sem ser dobrados.
 
Os jovens artistas premiados serão agraciados no exterior pelos Postos no país de residência, recebendo kits de jogos, brinquedos e livros infantis sobre o Brasil e literatura brasileira doados pelo MEC, MinC, editoras brasileiras e outros parceiros. E os desenhos premiados poderão ser incluídos em publicações diversas do MRE e nos seus websites.

As inscrições vão até dia 01/06 (sexta-feira)

Mais informações e edital AQUI.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".