Passei um mês testando as fraldas da marca Wiona, que eu já tinha apresentado à vocês AQUI por ser a primeira fralda descartável ecológica e hipoalergênica do Brasil.

A minha experiência foi ótima, me senti muito melhor cada vez que eu jogava uma fralda no lixo e quero dividir com vocês algumas informações, reflexões e novidades a esse respeito.

A importância do consumo consciente

O que você faz de fato com tanta informação sobre os riscos que o planeta corre? Alguma atitude sua já mudou?

Existem maneiras simples de reduzir a nossa pegada ecológica, por meio de um estilo de vida mais consciente. A preferencia por produtos ecológicos, a redução no uso de sacolas plásticas e embalagens, a separação do lixo doméstico e a compostagem são pequenas atitudes com um impacto significativo e o potencial de dinamizar uma nova organização das cadeias produtivas, em uma direção mais verde.

No entanto, um hábito difícil de mudar, refere-se ao uso de produtos descartáveis convencionais, pois aliam o baixo custo à comodidade e praticidade. Abandoná-los é visto como “radical”, pois exige mais consciência ecológica e uma força grande de vontade. Algumas atitudes podem ser facilmente adotadas como deixar uma eco-bag dentro da bolsa, para as idas esporádicas ao mercado; evitar comprar legumes embalados em sacolas de plástico; ou usar canecas de porcelana ou vidro no lugar de copinhos plásticos descartáveis.

Mas o vilão principal dos produtos descartáveis e que é referência de higiene para as famílias com crianças são as fraldas descartáveis.

Fraldas biodegradáveis Wiona 

Pensando nisso, uma inovadora empresa alemã criou em 2006 as primeiras fraldas descartáveis ambientalmente corretas. As fraldas ecológicas da marca Wiona são biodegradáveis. Compostas em mais de três quartos por componentes vegetais e renováveis, possuem um revestimento externo feito de amido de milho e batata. As fraldas da Wiona não contêm substâncias que podem causar irritações na delicada pele do bebê (como, por exemplo, TBT e perfumes). No lugar desses produtos, utilizam essência de chá, que acalmam a pele. Além disso, usam 50% menos superabsorvedor e dispensam cloro no processo de branqueamento da celulose. A embalagem é de papelão reciclado, claro!

Isso tudo quer dizer que as fraldas ecológicas biodegradáveis da Wiona exercem um impacto muito menor no meio ambiente. Sobretudo quando se considera que as fraldas descartáveis convencionais, hoje predominantes no mercado, contribuem fortemente com a degradação do meio ambiente, pois são produtos baseados na indústria petroquímica. Elas precisam de séculos para serem absorvidas pela natureza, contaminando principalmente a água e o solo na fase da produção e após a utilização. Além disso, causam com frequência irritações na pele delicada dos bebês e até mesmo dor de cabeça nos pequenos, pois contêm muitos elementos químicos.

Destacam-se como as principais vantagens da fralda Wiona que ela combina por um lado o conforto e a facilidade no uso de uma fralda descartável com a redução do impacto ambiental negativo e por outro lado ela é complementar com as modernas fraldas de pano. Os pais que assumem o compromisso de usar em casa as fraldas de pano pela preocupação com o meio-ambiente terão uma alternativa ecológica nas viagens, em situações de assaduras no bebê ou durante a noite, quando as fraldas de pano não conseguem segurar o xixi por 8 horas.

A Wiona no Brasil

Famílias de todo o Brasil pode comprar as fraldas Wiona pela internet (AQUI). Essa, aliás, é outra inovação da empresa: a entrega direta na casa do cliente simplifica a logística, reduzindo os custos ambientais na fase de distribuição. Para facilitar a vida dos pais, estão disponíveis pacotes de fraldas que duram até um mês.

Em Curitiba, o produto pode ser encontrado na Cativa Natureza, 1ª Loja do Brasil especializada em cosméticos orgânicos, e na Baby Dreams.  No Rio de Janeiro, a Wiona já pode ser encontrada na Mil Coisinhas Para Bebês, em Ipanema.

A Wiona em Brasília 

A Wiona também já chegou em Brasília! As fraldas serão vendidas, em breve, no Empório Malunga (315 Norte / 3202-6003 ).

A minha experiência com as fraldas Wiona (Roteiro Baby) 

Aprovei a fralda Wiona! Considero que elas mereciam ajustes no formato, para serem um pouco mais anatômicas. E também acho importante dizer que elas não são tão absorventes quanto as fraldas comuns. No entanto, considerando a minha vontade de passar a poluir menos com as fraldas descartáveis, já que as fraldas de pano, aqui em casa, não funcionaram, eu recomendo SIM o uso das fraldas Wiona, que eu pretendo passar a utilizar assim que chegarem ao mercado braziliense.

Sem dúvidas, se eu fosse fazer meu chá de bebê hoje, pediria fraldas descartáveis ecológicas! O site da Wiona, inclusive, dispõe de um espaço especial (AQUI) para as mamães e convidados se cadastrarem e presentearem o novo bebê com fraldas biodegradáveis!

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".