Apesar de já ter ouvido falar muito bem e há muito tempo do site e do blog O Pequeno Leitor… apesar de ter certeza que eu ia gostar… demorei para entrar e vir aqui indicar para vocês, já que minha filha ainda é um bebê de 1 ano e 3 meses e eu acabo não tendo muito tempo para testar aquilo que só será usado por ela mais tarde. 

Nas minhas férias, tive tempo de me cadastrar e conferir o O Pequeno Leitor e fiquei encantada com esse projeto, que traz historinhas para ouvir e ler.  

Lá, é possivel que a criança cadastrada crie uma história própria, selecione as histórias preferidas (guarde na Estante), aprenda uma piadinha e tenha um amigo imaginário (destes que a gente inventa na infância! risos!), que é um companheiro que vai estar com a ela em todas as suas aventuras pelo site, sempre dando dicas e boas idéias.

As histórias falantes são super animadas. Elas têm música, surpresas escondidas para clicar, palavras para o “Baú de Palavras” e “+ Sabido” (questionário), que a criança responde e ganha pontos que podem ser trocados por “Tranqueiras”.

Já as histórias de pequenos leitores foram inventadas por crianças. Para tanto, elas puseram a criatividade para funcionar, olharam bem para os desenhos e inventaram um texto bem caprichado. 

Para tornar a navegação pelas histórias mais interessante e interativa, o site oferece “Surpresas”, que são animações especiais e divertidas que ficam escondidas dentro das histórias e que, ao receberem cliques, oferecem pontos a serem trocados por Tranqueiras.

Já as Tranqueiras são os itens colecionáveis do site.

As coleções – com cinco itens, cada – compreendem Dragões, Monstros, Chapéus, Carrinhos, Dinossauros, Bichos, Moedas, Duendes e muitas outras. Conforme participa das atividades de O Pequeno Leitor, a criança vai acumulando pontos, que podem ser trocados por estas coleções. 

A criança ganha pontos para trocar por Tranqueiras sempre que lê ou cria uma história, responde ao “+ Sabido”, adiciona palavras no Baú de Palavras, clica nas Surpresas escondidas nas histórias ou guardar uma história na Estante.

O projeto merece ser visitado, prestigiado e divulgado. Façam isso! 

SERVIÇO:
http://www.pequenoleitor.com.br/index.php
http://blog.opequenoleitor.com.br/

Autoria de Dhemes Andersen