Há quem defenda que a alfabetização  deve começar em casa, desde os primeiros anos de vida, e não na escola.
A jornalista Kátia Xavier, de Brasília, afirma que bebês estimulados pela alfabetização natural desde recém-nascidos, com um ano de idade, já são capazes de ler palavras e perceber uma frase.
O objetivo do método de alfabetização natural é fazer com que a criança desenvolva a leitura ainda no jardim de infância e o conceito de Aletramento Materno foi criado para abarcar a vontade (dos pais ou das crianças?!) de aprender a ler desde bebê, com brinquedos específicos.
A jornalista Kátia, que escreveu um livro sobre o assunto e ministra cursos sobre o assunto em Brasília, utiliza o método do neurofisiatra Glenn Doman, que escreveu o livro “Como ensinar seu bebê a ler” e a perspectiva do educador e psicólogo L. S. Vygotsky.  São cinco etapas que funcionam desde o início da vida até a alfabetização completa: a primeira é composta por palavras simples; a segunda, por pares de palavras, substantivo e adjetivo; a terceira, por frases; a quarta, sentenças e na quinta etapa a criança lê livros.
Segundo Kátia, o aprendizado deve ser prazeroso, senão a criança perde o interesse. Para chamar a atenção do bebê é fundamental que os pais foquem na repetição, na duração, na intensidade e, principalmente, na novidade da alfabetização natural. “Quanto mais velha for a criança, mais interessante deve ser o método. Um recém- nascido se interessa facilmente, já um bebê de seis meses, fase em que começa a engatinhar, procurará outras novidades. Uma criança de dois anos vai fazer muitas perguntas para ter certeza de que aquela brincadeira será interessante, então a novidade em todas as fases é fundamental”, afirma  Kátia.
Nas palestras que a educadora faz na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, na 506/7 Sul, Kátia reserva um tempo para a prática em oficina. Os interessados pagam uma taxa e aprendem a fazer jogos de leitura dinâmica e interativa. A jornalista ainda faz um acompanhamento do desenvolvimento da criança, orientando a mãe em casa, com material personalizado de acordo com a idade.
No site Aletramento Materno (AQUI), tem artigos super interessantes sobre esse assunto. No site, também é possível se cadastrar para recebimento de informações e tem o livro, da autora Kátia Xavier de Azevedo à venda.
PRÓXIMA PALETRA EM BRASÍLIA
Dia 17/12 (sábado), a partir das 10h
Local: Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Av. W3 Sul – 506/507). 
Consultar valor do ingresso (e-mail ou telefene): pré-inscrição por telefone. Vagas limitadas. 
Informações: 9931-5080 (Vivo) 8197-8450 (Tim), com Kátia Xavier. 

Autoria de Dhemes Andersen