Programação Infantil em Brasília

Shoppings de Brasília têm vaga preferencial para gestantes

placa-de-sinalizacao-0rmwnxt0s2-normal
Imaginem alguém pesando 12 quilos a mais, com mais de 100 centímetros de circunferência abdominal, pés e pernas inchados, dores musculares, dificuldade de locomoção, nervos à flor da pele e constante vontade de ir ao toilete…
… agora imaginem essa pessoa procurando vaga para estacionar em um shopping, supermercado ou mesmo hospital…  e sejam solidários!
Eu mesma já tive dificuldade para sair do carro, várias vezes, porque a vaga era estreita demais e a porta não abria o suficiente para eu passar com o barrigão.
A gestante tem direito ao atendimento preferencial – assim como os idosos e os portadores de necessidades especiais – em bancos e filas diversas. Mas quando o assunto é estacionamento, as grávidas, apesar de estarem  em uma situação de desigualdade, com a mobilidade circunstancialmente reduzida, não têm preferência garantida por lei (por enquanto!). A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal, com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 5% do total de vagas em estacionamentos sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.
No entanto, já existe projetos de lei no Congresso Nacional, apensados ao PL nº. 7.699/2006, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e institui o Estatuto do Portador de Deficiência, para garantir vagas para gestantes e mães com bebês de até 1 ano.
E já existem, também, estabelecimentos kidsfriendly que, mesmo desobrigados por lei, já estão criando vagas de estacionamento preferenciais para grávidas!
Nesse contesto, quero divulgar que, em Brasília, os Shoppings Iguatemi, Brasília Shopping e Conjunto Nacional já disponibilizam as vagas preferenciais para futuras mamães!
vaga_gestante
Adorei a iniciativa e divulgo aqui porque considero importante dar prioridade aos fornecedores e comerciantes que, apesar de estarem visando (legitimamente) o lucro, embarcam em iniciativas bacanas como essa.
SUGESTÃO: aproveito a oportunidade para registrar a minha sugestão aos estabelecimentos de Brasília que pretendem seguir essa iniciativa tão bacana, que estendam o benefício para as mães com bebês de até 24 meses, considerando a inegável dificuldade de locomoção pela qual passam as famílias, após o nascimento dos bebês, já que só conseguem sair de casa com uma certa “bagagem enorme e indispensável ” a tira colo.
Vocês sabem onde tem mais vagas de gestante em Brasília?! Compartilhem aqui!
 

  1. Arq. Clara Miranda

    22 de novembro de 2011 at 16:07

    No Conjunto Nacional! Quando descobri que estava grávida fui correndo lá para usar. Tirei até foto!! hihi

  2. Renata

    22 de novembro de 2011 at 16:37

    Olá, acredito que o Conjunto Nacional também já tenha vagas para gestantes há algum tempo e adoro a iniciativa. Concordo totalmente que poderiam haver vagas para pessoas com crianças de colo, já que é bem complicado tirar um bebê da cadeirinha do carro em vagas, muitas vezes, muito apertadas.

  3. FB

    22 de novembro de 2011 at 20:22

    No Walmart de Aguas Claras tbm tem vaga para gestante.

  4. Andréa Benincasa

    22 de novembro de 2011 at 21:30

    Ótima a iniciativa!! Deveria ser seguida por todos os estabelecimentos.
    O Wallmart de Águas Claras também possui vaga para gestantes. Uma das poucas regalias que eu tive neste período tão delicado que temos.
    Andréa Benincasa

  5. sorayagl10

    22 de novembro de 2011 at 21:40

    Oi Iza, gostaria de dar uma dica para quem é de Sampa – o Supermercado Sonda da unidade Maria Candida, também tem vagas para gestantes. Não sei se os outros mercados da rede tb tem esta facilidade. abs,

Comente!