O Ministério da Saúde lançou, em setembro deste ano, um guia bastante útil aos cuidados com a saúde dos recém-nascidos. 

Intitulada “Atenção à Saúde do Recém-Nascido – Guia para os Profissionais de Saúde“, a publicação faz parte do rol de estratégias da Rede Cegonha e, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, traz “o que há de mais atual na literatura científica sobre atenção à saúde do recém-nascido”.


O guia é dividido em quatro volumes distintos. Em meio a suas páginas, são abordados temas como os cuidados na hora do nascimento, prevenção de infecção hospitalar e as intervenções mais comuns em unidades de internação neonatal. 

A proposta é munir os profissionais da saúde com informações relevantes, para que eles possam atender de forma mais segura, qualificada e humana os pequenos pacientes, com base em evidências científicas. 
No entanto, por estar disponível online, é uma ótima fonte de informações para gestantes interessadas! 
Confira a publicação: Volume 1Volume 2Volume 3 e Volume 4.
FONTE: Redação do Portal Mamãe Maravilha / Com informações da Secom – Presidência da República
OBS.: Lançado no final de março pela presidente Dilma Roussef, o programa “Rede Cegonha” tem uma meta ambiciosa: garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Autoria de Dhemes Andersen