No Brasil, cerca de 5.100 mil crianças morrem e outras 119 mil são hospitalizadas anualmente, vítimas de acidentes de trânsito, afogamentos, quedas, queimaduras, entre outros. Destas, 38% referem-se a mortes relacionadas a acidentes de trânsito, incluindo atropelamentos, crianças ocupantes de veículos e ciclistas.
De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos e estudos mostram que 90% dos casos podem ser evitados com informação e educação através de ações multidisciplinares.
A partir dessa realidade a CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil (www.criancasegura.org.br) , uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede em São Paulo, atua com a missão de promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos.
A CRIANÇA SEGURA é integrante da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, que soma mais de 19 países (www.safekids.org/worldwide), e no Brasil desenvolve atividades desde 2001 com o intuito de influenciar gestores públicos e a sociedade civil sobre a importância da prevenção de acidentes como uma questão de saúde pública.
Três pilares conduzem à estratégia da organização: Políticas Públicas, Comunicação e Mobilização para Prevenção. 

Dentro desta última estratégia, está o Programa de Formação de Mobilizadores, com cursos realizados a distância (EaD) e Oficinas presenciais, e dentre as opções disponíveis, está o Curso CRIANÇA SEGURA on line para Pais e Responsáveis, que tem o objetivo de sensibilizar e informar pais e responsáveis sobre medidas preventivas e adoção de comportamentos seguros para a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos.


O Programa disponibiliza aos participantes instrumentos para que possam construir a cultura da prevenção de acidentes no contexto familiar e comunitário. Hospedado na plataforma da Universidade Johnson & Johnson, o Programa é constituído por cinco aulas que demandam, sendo:

– Aula 1: Pais que promovem a segurança infantil
– Aula 2: Criança Segura no Trânsito
– Aula 3: Criança Segura no Carro
– Aula 4: Criança Segura em outras situações
– Aula 5: Nossas Crianças sempre seguras

O curso é gratuito, realizado totalmente à distância e conta com atividades assíncronas[1] (leitura de textos, participação em fóruns, audiência de vídeos educativos).

Durante as cinco aulas, os participantes conhecem as diferentes formas de acidentes que atingem crianças e adolescentes até 14 anos, e os meios pelos quais pode-se evitar até 90% destes acidentes.

O curso está previsto para ser concluído no prazo de 45 dias. Nesse período, os participantes devem organizar o tempo da melhor forma para ler as aulas e artigos sugeridos, assistir aos vídeos e realizar as atividades com as crianças sempre que possível.

Ao final desse período, o aluno receberá um formulário para avaliar o curso e para contar para a equipe do CRIANÇA SEGURA como foi sua participação.

Aqueles que concluem o curso recebem certificado.

IMPORTANTE: eu fiz o curso em apenas __ dias e gostei MUITO. Super recomendo! 



[1] Atividades assíncronas são aquelas realizadas em horários e dias definidos pelo próprio participante. Isto é, cada um dos educadores escolhe o melhor horário para estudar e realizar as atividades. 

Autoria de Dhemes Andersen