Muitos ficaram encontados com a cafeteira de madeira que a Boo – Moda e Lúdicos está sorteando, aqui no Blog, até o dia 23/10. E aproveitando esse encantamento, quero compartilhar com vocês, dicas de marcas de brinquedos criativos e sustentáveis, que oferecem mimos tão criativos quanto à cafeteira.

A Educo é uma marca de brinquedos canadense que foi comprada pela alemã Hape e segue o mesmo conceito “eco-friendly”. Ambas fazem brinquedos educativos que estimulam a criatividade e fazem as criancas aprenderem enquanto brincam!

A Educo se destaca por produzir brinquedos feitos com madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). Os briquendos são pintados com tinta à base de soja e, por isso, são atóxicos.

A Hape, ganhadora do prêmio Dr. Toy Guide do ano de 2011 – como empresa Verde, produz brinquedos feitos com bambu, uma matéria-prima renovável e muito mais sustentável que a madeira ou os plásticos. Seus brinquedos também são pintados com tinta à base de soja.


A Hape apresenta uma grande preocupação com o design das peças e faz polimento nos brinquedos com cera de abelhas. As embalagens são feitas com papel reciclado e tinta de soja. Além disso, a empresa oferece boas condições de trabalho e recicla todos os restos de sua linha de produção.
Também destacamos a marca australiana Anamalz, que produz brinquedos feitos artesanalmente com madeira de bordo tirada de modo sustentável. A Anamlaz já ganhou o Australian Design Award, um dos mais antigos e importantes prêmios de design do mundo.

A tailandesa Plan Toys, por sua vez, é uma que possui o certificado ISO 14001 e que também fabrica brinquedos de madeira com o objetivo de estimular a imaginação das crianças e promoverem seu desenvolvimento físico e intelectual. Essa marca produz bonecos étnicos, famílias de bonequinhos negros e de bonequinhos asiáticos.

Sustentabilidade
Os brinquedos da Educo são feitos com madeira proveniente de áreas reflorestadas e certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council). Este selo garante que as árvores usadas não são de florestas nativas e sim de espaços de reflorestamento com esta função. Ao comprar produtos com esse selo, sua compra vai ser positiva para o meio ambiente!

A madeira utilizada nos brinquedos da Plan Toys é extraída de seringueiras que não podem mais produzir látex. Ela não é queimada para não liberar dióxido de carbono. Além disso, durante o processo de produção não é utilizada nenhuma substância poluente ou perigosa. A cola usada nos brinquedos possui mínima quantidade de formaldeído e, por isso, não prejudica a saúde dos consumidores. As tintas são à base de água e se dissolvem facilmente sem prejudicar o meio ambiente. A serragem do processo de manufatura é reutilizada de várias formas. O papel das embalagens é reciclado e a tinta da impressão é feita à base de soja

O bambu, muito utilizado na fabricação dos produtos da Hape, é um ótimo substituto para a madeira e para o plástico. É um material altamente renovável, versátil e durável. Possui um agente antibacteriano natural que combate e previne a proliferação de bactérias. A planta é uma gramínea que, quanto mais se corta, mais ela cresce. Tem rápido crescimento (ciclo de 3 a 5 anos), não precisa ser replantada e não necessita de adubos ou pesticidas. É um recurso ecologicamente correto (não madeireiro e não petrolífero), utilizado há séculos para variados fins. Sua fibra apresenta grande resistência e pode ser moldada para a produção de diversos objetos.
IMPORTANTE: muitos produtos que utilizamos diariamente, como brinquedos e móveis, são feitos de madeira. As árvores que geram a madeira são os principais captadores de CO2, o que contribui para controlar aquecimento global. Com o desmatamento desenfreado e descontrolado, o número de árvores diminui cada vez mais. Por isso, ao comprar produtos de madeira, procure sempre os de madeira certificada e de reflorestamento.
SERVIÇOS:
Esses brinquedos sustentáveis, embora importados, já são facilmente encontrados nas melhores lojas infantis (virtuais, inclusive). Em Brasília, a Boo – Moda e Lúdicos (aqui) vende todas as marcas mencionadas neste post.
Boo – Moda e Lúdicos: CLSW 101, Bloco “A”, Loja 32, Ed. Multi Center, Sudoeste

Autoria de Dhemes Andersen