Educação, Superinteressante

O bebê mais feliz do pedaço (e a criança mais feliz do pedaço)

O bebê mais feliz do pedaço

O bebê mais feliz do pedaço

Acredito que toda mãe adoraria dominar técnicas eficientes para fazer seus filhos pararem de chorar.
O DVD “The Happiest Baby on the Block” ou “O Bebê Mais Feliz do Pedaço” citado nesta reportagem do Fantástico, revela segredos no pediatra e expert em desenvolvimento infantil, Dr. Harvey Karp, que afirma que, no caso dos bebês, fazê-los parar de chorar não se trata de mágica ou milagre, e sim, do reflexo da calma!

 Esse reflexo seria, literalmente, o “botão que desliga” o choro do bebê e, no DVD, o especialista apresenta as cinco maneiras de ativá-lo, que devem ser seguidas com rigor para surtirem efeito:
1. Pacotinho ou casulo (embrulhar o bebê apertadinho)
2. Posição de lado
3. Fazer “Shhhh Shhhh”, que é o som favorito do bebê
4. Balanço
5. Sucção

O Dr Harvey Karp, que defende a “teoria da extero gestação“, afirma que os bebês humanos estão entre os mais indefesos de todos os mamíferos, por nascerem extremamente dependentes e em necessidade constante de cuidado. De acordo com a teoria, nos primeiros três meses de vida, o bebê humano é tão imaturo que seria benéfico a ele voltar ao útero sempre que a vida aqui fora estivesse difícil.
Por isso, seria preciso reproduzir, aqui fora, as condições intrauterinas, onde o bebê ficava apertadinho, na posição fetal, envolvido por uma parede uterina morninha, sendo balançado para frente e para trás a maior parte do tempo, ouvindo constantemente um barulho “shhhh shhhh” (mais alto que o de um aspirador de pó) como forma de reproduzir o som do coração e dos intestinos da mãe.
De acordo com o pediatra, a reprodução das condições do ambiente uterino leva a uma resposta neurológica profunda: “o reflexo calmante”. Quando aplicados corretamente, os sons e sensações do útero têm um efeito tão poderoso que podem relaxar um bebê no meio de uma crise de choro.
É importante mencionar, no entanto, que os cinco métodos para acalmar bebês até três meses de idade são extremamente eficazes quando executados corretamente. Sem a técnica correta e o vigor necessário, não produzem efeitos.
Existe, ainda, o DVD “The Happiest Toddler on the Block” ou “A Criança Mais Feliz do Pedaço“, onde o Dr. Harvey revela uma maneira totalmente nova, extraordinariamente e eficaz de comunicar-se com criancinhas “menos civilizadas” e mais nervosinhas, digamos assim. (risos).
Sabe-se que nos últimos 30 anos, o Dr. Karp tem ensinado suas notáveis técnicas a milhares de casais e até para superstar como Madonna… e que, de uns tempos pra cá, os médicos mais conceituados da América Latina estão elogiando este novo conceito revolucionário que promete mudar para sempre a vida dos pais!
Quem testou, gostou?! Conta aí…

 

  1. Ana

    3 de abril de 2011 at 16:46

    Para mim agora é tarde. Rs
    Mas logo que nasceu percebi que enrolar feito pacotinho acalmava mesmo. Agora balançar nunca fiz.
    Dava tapinhas, bem de leve, ritmado no bumbum. Fechava os olhinhos na hora. Rs
    Beijos!

  2. limamm

    11 de maio de 2011 at 21:32

    Nossa, vi hoje o vídeo completo no YOUTUBE e testei com meu pequeno de 5 semanas… milagroso!!! Já não sabia mais o que fazer com ele, tava na base de chá, funchicória, achando que eram gases!! Foi ótimo, pq antes demorava quase uma hora pra conseguir fazê-lo dormir, quando conseguíamos… hoje demorei 5 minutos da primeira vez, e da segunda foram 15 minutos.
    APROVADO!!!

  3. Livros para mães de primeira viagem — Roteiro Baby

    14 de outubro de 2013 at 08:01

    […] “O Bebê Mais Feliz do Pedaço“ (Ed. Planeta do Brasil) […]

  4. Swaddle me: cueiro ajustável ou cueiro casulo - Roteiro Baby

    9 de junho de 2015 at 07:01

    […] post anterior, eu falei do DVD “The Happiest Baby on the Block” ou “O Bebê Mais Feliz do Pedaço” com técnicas do famoso pediatra Dr. Harvey […]

Comente!