batizado-na-catedral

Batizado na Catedral de Brasília

Batizei minha filha Bruna, à época com quatro meses, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida, em Brasília.
O cenário foi lindo, as fotos ficaram maravilhosas e sempre que ela ver esse símbolo do patrimônio histório do país, poderá dizer que foi batizada ali.
Como o site não dá muitas informações e quem deseja fazer o mesmo tem que ir até a secretaria da Catedral para se informar sobre os procedimentos, que são bem diferentes dos exigidos por outras paróquias, vou compartilhar as dicas que tenho com a minha experiência para colaborar com as famílias que também desejam organizar um batizado na Catedral.
– PRIMEIRO PASSO
A TRANSFERÊNCIA DE PARÓQUIA
Antes de mais nada, é importante ir até a sua paróquia (a igreja mais perto de sua residência) e solicitar uma trasnferência de paróquia. O documento será elaborado pela igreja autora e, depois de assinado pelo padre, poderá ser entregue a quem solicitou.  Na minha paróquia cobraram R$5 pela emissão deste documento, que ficou pronto três dias depois da solicitação. Toda paróquia oferece o documento a quem explica que deseja realizar um batizado na Catedral ou em outra paróquia.
– SEGUNDO PASSO
O CURSO DE BATISMO
Também será preciso que os pais da criança e os padrinhos façam um curso de batismo, ministrado em quase todas as paróquias de Brasília e que guardem os comprovantes do curso, que têm validade de 2 (dois) anos.
– TAXAS e DOCUMENTOS
Depois é preciso ir até a secretaria da Catedral, pagar uma taxa de R$44, entregar os seguintes documentos:
– cópia da certidão de nascimento da criança
– comprovante do curso de batismo do pai, da mãe, do padrinho e da madrinha
– documento que comprova a transferência de paróquia
– AGENDAMENTO
Taxa paga e documentos entregues, a data será agendada para algum domingo, a escolha dos pais. Esta cerimônia sempre acontece aos domingos, às 9h30 e têm duração média de uma hora.
– DATAS
Quase todo batizado na Catedral é comunitário (máximo de 5 crianças) e é muito difícil conseguir uma data em que nenhuma outra criança esteja inscrita. No caso da minha filha, por exemplo, a cerimônia foi para três crianças.
– DICA
A pia batismal e a cerimônia de batismo acontecem em um local diferente daquele salão lindo e principal da catedral (foto acima). Antes e depois da cerimônia de batismo tem missa solene neste salão e a participação nesta é opcional. Essas missas podem se estender e atrasarem o horário de início do batismo. Isso, por exemplo, aconteceu no dia do batismo da minha filha, que atrasou 2 horas!
SERVIÇOS:
Esplanada dos Ministérios
(61) 3224-4073
IMPORTANTE: os valores mencionados nesse post foram apurados em 2011 e estarão desatualizados ao longo do tempo.

Autoria de Dhemes Andersen